Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
No dia 28 de agosto de 1985, há 40 anos, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil. A data celebra e destaca a dedicação de pessoas que doam tempo, talento e recursos para causas sociais e para a construção de uma comunidade mais justa e solidária. As obras de caridade das Santas Casas de Misericórdia, no século XVI, marcam o início do movimento, que segue até hoje, com milhares de ações por todo o país.
Entre as instituições que promovem o voluntariado no Brasil, está o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Por meio do CFC Voluntário, profissionais da contabilidade, estudantes e parceiros têm contribuído para a educação financeira, o apoio consultivo às organizações sociais do terceiro setor, a doação de sangue, a arrecadação de alimentos e a mobilização social a serviço de quem necessita. “O programa representa a essência do papel social da Contabilidade. A expectativa é fortalecer ainda mais essa rede de solidariedade”, disse a conselheira do CFC e atual coordenadora do CFC Voluntário, Gercimira Rezende.
O CFC Voluntário foi criado em 2008 e tem sido, também, um importante incentivador da destinação do Imposto de Renda aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. Esse trabalho já é reconhecido por instituições governamentais e não governamentais, por ampliar consideravelmente a captação das doações.
“Atualmente temos mais de 10 mil associados ao CFC Voluntário. Em cada ação, temos oportunidade de viver experiências transformadoras, além de desenvolver habilidades humanas, como empatia, liderança e cooperação”, explicou a vice-presidente de Política Institucional, Dorgivânia Arraes. Cada voluntário tem a possibilidade de atuar em um dos quatro subprogramas: Educação Financeira, Destinação do Imposto de Renda aos Fundos da Criança e Adolescente e da Pessoa Idosa, Ações Locais de Voluntariado e Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais.
De acordo com a conselheira Gercimira Rezende, o atual desafio do CFC Voluntário é dar ainda mais visibilidade a esses subprogramas, integrando-os de maneira coordenada e fortalecendo as parcerias locais, para que cada ação tenha impacto real nas comunidades. O programa está presente em cada estado do Brasil que possui um Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Próximos passos
Os coordenadores do programa de voluntariado do CFC e CRCs estarão unidos, na próxima terça-feira (2), para apresentar as ações no programa “Acredita no Primeiro Passo”, criado pelo governo federal. Esse programa é destinado a auxiliar famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, a melhorar de vida por meio do trabalho e do empreendedorismo. De acordo com a vice-presidente do CFC, Dorgivânia Arraes, os coordenadores voluntários receberão um treinamento para operacionalizar o programa junto ao Ministério de Desenvolvimento Social. “A ideia é aplicar duas oficinas – empreendedorismo e educação financeira –, para que os voluntários possam ser multiplicadores em seus estados”, disse.
Para participar do programa de voluntariado do Sistema CFC/CRCs, é preciso se cadastrar por meio do site do conselho ou do respectivo CRC. Após o cadastro simples e rápido, o profissional ou estudante passa a integrar a rede de voluntários e pode ser convocado para ações, conforme sua disponibilidade e região. “O CFC Voluntário é um orgulho para a nossa profissão. Os mais de 10 mil voluntários cadastrados já mostraram que a contabilidade pode transformar vidas também fora dos escritórios, levando solidariedade e cidadania para todo o Brasil”, finalizou o presidente do CFC, Aécio Dantas.
Os interessados em obter mais informações poderão acessar o site oficial do programa: https://voluntariadocontabil.cfc.org.br/.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.