CFC prepara a entrada em vigor da Norma Brasileira de Contabilidade Eleitoral

Por Rhafael Padilha 
Comunicação CFC

A Comissão de Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, na manhã desta terça-feira (19), reunião ordinária para tratar diversos temas sobre a Norma Brasileira de Contabilidade Eleitoral NBC-TPE 01. O conjunto de regras está em um ano de experiências pelos partidos políticos e, dessa forma, entrará em vigor a partir de 2026. 

Em virtude do encontro, o diretor da Escola de Governança e Gestão de Contabilidade, conselheiro Haroldo Santos Filho, explicou que o debate também serviu para fortalecer tópicos do Seminário Nacional de Contabilidade, que acontece nesta quarta-feira (20), no auditório do CFC.  

“Para todo o Brasil, nós tratamos da aplicabilidade dessa norma, editada em 2024, e que vai ser o cerne principal desse deste evento de amanhã. Tratamos também de vários itens relacionados à forma com que nós continuaremos a divulgar a norma para que a partir de janeiro de 2026, ela se torne mais ampla possível dentre os profissionais contábeis que atuam, seja em órgãos públicos ou na área privada. Na contabilidade eleitoral, a norma valerá para que saibam como estão as mudanças introduzidas no que tange documentação a contabilização", explicou Haroldo. 

Em suma, a reunião serviu para traçar estratégias de divulgação da NBC-TPE 01 e para ajustar parâmetros do 1º Seminário Nacional de Contabilidade Eleitoral. “Reforço a todos sobre a importância desse evento que vai acontecer amanhã (20), aqui no CFC. Contamos com a presença e a colaboração de todos”, finalizou o conselheiro. 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.