Vice-presidente do CFC apresenta palestra sobre contabilização de créditos de carbono na 15ª Convenção de Contabilidade do DF

Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

A 15ª Convenção de Contabilidade do Distrito Federal foi realizada nesta semana pelo CRCDF, nos dias 13 e 14 de agosto. Uma das palestras do primeiro dia foi apresentada pela vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Ana Tércia Lopes, sobre o tema “Contabilizando Créditos de Carbono”.

O conteúdo foi direcionado a partir do CTG 10 – Comunicado Técnico Geral 10 do CFC, que oferece orientações sobre como os profissionais devem proceder com o trabalho de contabilidade para empresas que promovem transações com esse ativo. “Apesar das operações com créditos de carbono já existirem há um tempo, havia uma insegurança jurídica nos processos, e isso foi normatizado recentemente pelo CFC, a partir da Orientação Técnica do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (OCPC)10”, explica Ana Tércia. Esta OCPC trata da contabilização, reconhecimento, mensuração e divulgação de operações com créditos de carbono.

Na palestra, a vice-presidente abordou questões como o conceito teórico do que é o crédito, a pauta Ambiental, Social e Governança (ESG) o que dizem as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS 01 e 02) e os impactos tributários esperados dessas aplicações.

Para além das questões técnicas, ela também falou sobre o propósito dessa agenda na atualidade. “O tema dos créditos de carbono é também um chamado à nossa consciência sobre a importância da preservação ambiental, as emergências climáticas e a COP 30 que acontece esse ano. É ainda um chamado para os profissionais de Contabilidade não ficarem alheios a essa pauta, pois ela é nossa também. Sustentabilidade tem tudo a ver conosco”, concluiu Ana Tércia.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.