Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
A 2ª edição da 2ª Olimpíada Nacional de Contabilidade já está com as inscrições abertas, e para celebrar seu lançamento, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu um live na tarde desta quarta-feira (13), no perfil do Instagram @cfcbsb.
Para falar sobre a experiência da 1ª edição, realizada em 2024, o CFC convidou a estudante de Contabilidade Vitória Caroline Bueno, vencedora do 1º lugar na Categoria Estudantes, e Maria Tereza Pereira, profissional de Contabilidade que venceu o 1º lugar na Categoria Profissionais da última Olimpíada. Elas foram entrevistadas pelo jornalista do CFC Fabrício Santos, e contaram sobre suas trajetórias nas etapas do evento.
Estudante da Universidade Federal de Rondônia, Vitória contou que quase não participou, pois enviou sua inscrição nos últimos minutos até o prazo final, e que ganhou muito reconhecimento da comunidade acadêmica após a vitória. “Foi muito interessante a visibilidade que recebi na minha região, na minha universidade e em outras universidades da localidade. Fui parabenizada pelos professores, pelos estudantes, e até fui convidada para palestrar sobre a experiência. Também me senti mais autoconfiança com o resultado do meu esforço”, afirmou.
Já no mercado de trabalho, Maria Tereza, que é de Coração de Jesus (MG) também colheu bons resultados, como valorização na empresa em que trabalhava e novas propostas de emprego. “A vitória na Olimpíada foi um divisor de águas na minha vida profissional e acadêmica. Fui convidada para palestrar na universidade em que me formei, fui promovida na empresa que estava trabalhando, e também fui muito procurada por empresas pelo LinkedIn, que me ofereceram novas vagas de trabalho”, compartilhou Maria Tereza. Ela ainda foi convidada para integrar o CFC Jovem do CRCMG.
Conselhos para os participantes
Baseadas em suas experiências, elas falaram sobre maneiras que os candidatos para a próxima edição podem se preparar. Maria Tereza recomendou deixar qualquer insegurança de lado e se desafiar: “Para aqueles que estão inseguros de participar, vá com medo mesmo. Todo o processo é desafiador, e tudo que te tira da zona de conforto, te faz crescer”, disse.
A estudante Vitória também indica a experiência para todos. “Participe dando o seu melhor, usando as ferramentas, o tempo e habilidade que você já tem. É uma oportunidade de testar habilidades que muitas vezes você não sabe que tem”, afirmou a estudante.
Sobre a 2ª Olimpíada Nacional de Contabilidade
Esta edição da competição será dividida em três partes, sendo as duas primeiras realizadas de forma virtual e a última no Encontro da Mulher Contabilista – em Natal de 24 a 26 de setembro.
Podem participar estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino aprovadas pelo Ministério da Educação e profissionais da contabilidade registrados em um Conselho Regional de Contabilidade.
Para a inscrição, o candidato deve produzir um vídeo de até dois minutos, em que fale sobra a conexão da Contabilidade com temas como tecnologia, liderança e sustentabilidade. As inscrições são feitas pelo site do, e encerram em 17 de agosto.
Consulte o edital com todas as informações aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.