Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC
Na tarde desta sexta-feira (25), representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) se reuniram com o subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal, Gustavo Henrique Manrique, para discutir as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da contabilidade no acesso ao e-CAC com certificado digital, em função da recente exigência de verificação em duas etapas.
Participaram do encontro a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC MG), Suely Marques; a conselheira do CFC, Ângela Dantas; e Adriana Guimarães, diretora de Gestão Operacional do CFC.
De acordo com os representantes do CFC, a instabilidade no sistema se prolongou durante todo o dia, gerando transtornos aos profissionais e exigindo um posicionamento urgente da Receita Federal.
Manrique esclareceu que a implementação da verificação em duas etapas foi uma decisão Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que elevou o nível de segurança para prevenir fraudes.
Solução paliativa
Como medida imediata, o subsecretário orientou os profissionais a utilizarem os navegadores Chrome ou Edge para acessar o e-CAC. Após entrar com o gov.br e o certificado digital, ao surgir a tela de verificação em duas etapas, deve-se selecionar a opção: “Não solicitar verificação em duas etapas novamente neste computador.” Segundo Manrique, essa ação não comprometerá o fluxo de trabalho nos escritórios e possibilitará o acesso.
Reunião com o MGI
O subsecretário reafirmou o compromisso com o CFC e informou que, no início da próxima semana, será realizada uma reunião entre a Receita Federal e o MGI para buscar uma solução definitiva para o problema.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.