
Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apresenta, neste semestre, uma série de lives que pretendem abrir diálogo com a comunidade contabilista do Brasil sobre a relevância da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), da qual o CFC é membro, e de seus eventos que promovem a valorização da Contabilidade em âmbito internacional, em especial a Conferência Interamericana de Contabilidade.
A live realizada na tarde desta terça-feira (15), no canal do CFC no YouTube, foi sobre a participação do Brasil em duas das 11 delegações da AIC: a Comissão Técnica Interamericana de Contabilidade Governamental (CTI) e de Administração e Finanças.
Conforme explicado pela conselheira Sandra Campos, na abertura da transmissão, as comissões da AIC tem por objetivos contribuir com o desenvolvimento técnico da contabilidade na região das Américas, promover intercâmbios de experiencias e o fortalecimento regional da profissão contábil.
Além de dar dimensão da amplitude do trabalho a AIC, a série de lives sobre também visa incentivar os profissionais brasileiros a participarem da XXXVI Conferência Interamericana de Contabilidad (CIC), que acontecerá no Paraguai entre os dias 22 e 24 de outubro, e submeterem trabalhos acadêmicos para apresentação no evento.
Para falar sobre o trabalho da Comissão de Contabilidade Governamental (CTI), o CFC convidou o conselheiro Wellington Cruz, que é presidente do grupo. E também o contador Roberto Sampaio, membro da Comissão de Administração e Finanças.
Em sua exposição, o conselheiro Wellington explicou que a CTI desempenha um papel fundamental na modernização da gestão pública, e apresentou a estrutura de trabalho em todas as suas etapas, bem como todo um plano de trabalho desta comissão para 2024-2025. “Vemos este plano como uma oportunidade de impacto coletivo, já que temos mais de 1.2 milhões de contadores nas Américas. O plano também pretende gerar compromisso com a ética, a inovação e a transparência, além de engajamento com eventos, produção técnica e difusão do saber”, afirmou o conselheiro.
Wellington fez ainda um amplo convite aos pesquisadores brasileiros, para que se inscrevam para a 36ª CIC e enviem seus trabalhos até 30 de agosto para avaliação da organização do evento. Ele especificou os temas e explicou o processo de avaliação até a aprovação.
Roberto Sampaio, por sua vez, explicou brevemente a estrutura e as dinâmicas de sua Comissão, da qual ele é o único integrante do Brasil.
A moderadora do encontro, conselheira Sandra, compartilhou sua experiência de participação em diversas edições da conferência, onde apresentou trabalhos de sua autoria. “É uma grande troca de experiências. Além de assistir os trabalhos de vários países das Américas, temos oportunidade de mostrar o que temos feito no Brasil em diferentes áreas contábeis. Além de ser uma oportunidade de nos projetarmos, também é um grande momento de networking. É na CIC onde vemos que as necessidades, demandas e carência dos profissionais são as mesmas, sendo uma excelente oportunidade de juntarmos forças”, destacou.
Assista a live na íntegra aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=z0nENiRh3wM&ab_channel=ConselhoFederaldeContabilidade
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.