Conselho Consultivo das Partes Interessadas do Iaasb e do Iesba faz recomendações sobre o avanço da definição de normas no interesse público

Por Simone Kuperchmit, com informações do site do Iaasb
Comunicação CFC

O Conselho Consultivo das Partes Interessadas (SAC, na sigla em inglês) do International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb) e do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) reuniu-se em Nova Iorque, nos dias 5 e 6 de maio, para prestar consultoria estratégica aos dois conselhos sobre principais desafios e oportunidades na definição de normas internacionais de auditoria, asseguração e ética, incluindo a independência.

O SAC é o organismo multilateral nomeado pelo Conselho de Supervisão do Interesse Público (Piob, na sigla em inglês) para oferecer contribuições e recomendações aos dois conselhos de definição de normas (SSB). A reunião, que contou com partes interessadas de diversas jurisdições, apresentou uma ampla gama de perspectivas para apoiar o interesse público e refletir o ambiente externo em constante mudança.

Em meio ao atual contexto econômico e regulatório global volátil, o SAC enfatizou a crescente relevância da definição sólida de normas como uma força estabilizadora, ressaltando que ela deve permanecer ancorada em seu valor de longo prazo e no interesse público.

As discussões destacaram a importância de se ter um posicionamento estratégico eficaz para abordar as principais tendências que afetam o ecossistema de relatórios, ou seja, desregulamentação e fragmentação, desenvolvimentos emergentes em tecnologia (por exemplo, inteligência artificial, ativos digitais), demanda contínua por informações de sustentabilidade e desafios na atração e retenção de talentos.

Ademais, os integrantes do colegiado debateram a necessidade de definição clara e comunicação proativa do valor e do impacto das normas internacionais produzidas por ambos os conselhos, incluindo o papel que eles desempenham no apoio à confiança nos mercados de capitais.

Na reunião, sobressaiu-se a relevância de diálogo e engajamento regulares entre os Conselhos e as partes interessadas para garantir que o trabalho de definição de normas permaneça sensível às necessidades do mercado e atenda ao interesse público.

“As normas internacionais de alta qualidade são ferramentas essenciais para mitigar os riscos a empresas, investidores, firmas e outras partes interessadas que podem surgir da fragmentação do mercado financeiro e de informações financeiras e não financeiras de baixa qualidade. O SAC continua totalmente comprometido em apoiar tanto o Iaasb quanto o Iesba no avanço de suas importantes missões de interesse público”, disse o presidente do SAC, Alan Johnson.

Gabriela Figueiredo Dias e Tom Seidenstein, presidentes do Iesba e do Iaasb, respectivamente, agradeceram ao SAC por suas excelentes contribuições, seus conselhos e seu apoio. Também participou da reunião a contadora Monica Foerster, conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, além dos presidentes, vice-presidentes e funcionários do SSB.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.