Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC
A Comissão Nacional de Educação Contábil do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai promover, nos dias 29 e 30 de abril, workshop para capacitação de multiplicadores das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O evento, que acontece em Brasília-DF, vai reunir dois representantes indicados por estado: um do CRC e um da Academia de Ciências Contábeis. O objetivo do evento é promover a formação de multiplicadores e ampla divulgação, discussão e alinhamento sobre as DCNs para o curso de Ciências Contábeis, visando sua implementação eficiente e padronizada nas instituições de ensino superior (IES).
Na opinião do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, a aprovação das novas DCNs foi uma das maiores conquistas da profissão contábil. “É uma esperança que trazemos para todos aqueles que estão ingressando nesse nobre ofício. Precisamos entender as necessidades das novas gerações e modernizar áreas técnicas de gestão, na área socioambiental, na área de perícia, dentre outras. Precisamos sair do conceito de grade regular e entrar num conceito de competência”, explicou o vice-presidente.
Durante o workshop os multiplicadores trabalharão, em oficinas práticas, o material construído pela Comissão, “DCNs: Contribuições para o Desenvolvimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC)”. O PPC é um instrumento essencial no contexto da educação superior, responsável por expressar a identidade de cada curso e orientar sua organização, em consonância com as diretrizes institucionais e sociais. Dessa forma, trata-se de um guia estratégico para a construção de um ensino superior que não apenas responda às demandas do presente, mas também antecipe e molde o futuro, formando profissionais críticos, éticos, socialmente responsável com o desenvolvimento para sustentabilidade, e sobretudo, preparados para enfrentar desafios complexos em sua área de atuação.
Nesse contexto, a referida publicação elaborada pela Comissão de Educação tem por escopo, não apenas divulgar as novas diretrizes, mas também possibilitar que os coordenadores e professores possam se aprofundar em seu conteúdo, compreendendo como as DCNs podem transformar o ensino contábil e preparar os profissionais para atuarem com competência e responsabilidade em um mundo em constante transformação. Por fim, aos multiplicadores serão cobradas as ações mensais das atividades desenvolvidas junto às IES e um indicador de atendimento das IES quanto às mudanças implementadas pelas novas DCNs.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.