Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional fala sobre as perspectivas da CEPC-CFC para 2025

Por Luciana Costa
Comunicação CFC

Na abertura dos trabalhos da Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CEPC-CFC) em 2025, realizada nesta quarta-feira (5), o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, contador José Donizete Valentina, falou sobre as perspectivas da comissão para este ano.

Além das atividades rotineiras em andamento, como a análise de credenciamento e reconhecimento de atividades e a análise de processos referentes ao não cumprimento das exigências do programa, a comissão dará prosseguimento à revisão da tabela de pontuação utilizada como parâmetro para a atribuição de pontos, iniciada no ano passado.

Mas a grande novidade a ser desenvolvida é a realização de estudos para a inclusão de algumas áreas da contabilidade ainda sem participação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). De acordo com Donizete, uma área ainda facultativa é a pública e a comissão começa a realizar as análises para que isso ocorra.

“Nós já estamos trabalhando também na análise dos conteúdos, nos cursos da área pública para propor a pontuação para a tabela”, afirmou o vice-presidente.

Como consequência dessa ação, o grupo já está iniciando a análise de uma proposição de revisão à NBC PG 12 (R4), norma que regulamenta o PEPC, instituído pela Lei nº 12.249/2010.

“Nós também estamos estudando a análise da NBC PG 12 (R4) para fazer uma proposta até o final do ano, para que seja possível a consolidação de uma revisão da norma”, complementou Donizete.

Além desses temas, a comissão tratou ainda da agenda de atividades previstas para 2025. A primeira reunião da reunião CEPC-CFC foi realizada no formato híbrido e transmitida diretamente da sede do CFC, em Brasília (DF).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.