Por Luciana Costa, com informações do Ibracon
Comunicação CFC
O International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb) e o International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) lançaram, nesta quinta-feira (30), um esforço integrado para apoiar a implementação efetiva de seus normas de referência com o objetivo de promover a confiança e a transparência nos relatórios e asseguração de sustentabilidade.
A iniciativa consiste na elaboração conjunta de um documento que trata das novas normas e revisões das normas existentes de relatórios de sustentabilidade e uma nova norma sobre o uso do trabalho de especialistas externos.
As normas abrangidas no documento estabelecem expectativas claras de comportamento ético em relatórios e asseguração de sustentabilidade, capacitando profissionais e organizações a aumentarem a confiança nas informações de sustentabilidade.
As normas compartilham cinco objetivos comuns:
- Equipar os mercados globais com um pacote coeso de normas.
- Oferecendo uma linha de base global e nivelando o campo de atuação, atendendo às demandas do mercado e às demandas regulatórias e expectativas de normas independentes e globais para a profissão.
- Fornecer uma abordagem neutra em termos de estrutura que permita que a ISSA 5000 e a IESSA sejam aplicadas em relação às informações de sustentabilidade preparadas sob qualquer estrutura adequada de relatórios de sustentabilidade.
- Promover a tomada de decisão informada com base na confiança e informações de sustentabilidade garantidas de forma independente.
- Mitigar riscos de fraude, incluindo greenwashing e não conformidade com leis e regulamentos.
A íntegra do relatório pode ser acessada aqui.
Campanha
Para difundir o documento da Iaasb e do Iesba, as entidades promoveram uma campanha unificada e integrada para dar suporte à implementação efetiva de normas que impulsionarão a confiança e a transparência nos relatórios e asseguração de sustentabilidade.
O presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Sebastian Soares, participou da campanha, junto a outros líderes globais, para incentivar a iniciativa que visa transformar a governança e a transparência nos relatórios de sustentabilidade. “Não restam mais dúvidas de que a sustentabilidade importa, e as divulgações relacionadas são cruciais para todas as empresas no mundo demonstrarem seu compromisso genuíno com um mundo melhor e mais inclusivo, bem como com as ações para enfrentar os riscos e ameaças relacionados ao clima”, afirmou Sebastian em vídeo gravado para a campanha.
O que torna esse lançamento tão significativo, de acordo com os órgãos internacionais, é que as novas normas oferecem:
• Coesão Global: uma base abrangente e compatível para asseguração, ética e independência, aplicável a diversas estruturas de relatórios de sustentabilidade.
• Neutralidade Estrutural: projetados para funcionar com qualquer estrutura de relatórios, as normas ajudam a atender à crescente demanda por informações confiáveis sobre sustentabilidade.
• Mitigação de Riscos: abordam desafios cruciais, como greenwashing, fraude e não conformidade regulatória.
Além disso, a campanha inclui fichas técnicas, guias práticos, webinars e vídeos, oferecendo suporte essencial para uma transição tranquila as novas normas.
A íntegra do vídeo pode ser acessada aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.