Workshop no CFC debate a reforma tributária sob a ótica do consumo

Por Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, na tarde desta quarta-feira (12), um importante debate sobre o consumo no âmbito da reforma tributária. O workshop “Por dentro da Reforma Tributária do Consumo” foi promovido pela Escola de Governança e Gestão dos Conselhos de Contabilidade (EGC) e teve por objetivo elucidar mudanças e novidades dos aspectos do consumo dentro da reforma.

A Reforma Tributária sobre o Consumo – formalizada pela Emenda Constitucional nº 132/2023 – aplica uma redefinição à estrutura de tributação sobre o consumo, com implicações diretas para empresas e consumidores. A classe contábil, obviamente, também deve estar atenta às normas elencadas no dispositivo legal.

A atividade foi mediada pelo conselheiro diretor da Escola de Governança e Gestão dos Conselhos de Contabilidade, Haroldo Santos Filho, e teve como debatedores o gerente do Projeto de Implantação da Reforma Tributária do Consumo na Receita Federal, Marcos Flores; o auditor fiscal da Receita Federal, Fernando Mombelli; a conselheira do CFC e coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Reforma Tributária do CFC, Angela Dantas; e o presidente do CRCRS e membro do Grupo de Estudos, Márcio Schuch.

Para o conselheiro Haroldo, a atividade superou as expectativas de todos. “Não tenho dúvidas de que foi um momento amplamente enriquecedor, onde profissionais da contabilidade capitanearam o debate sobre os impactos e desafios da reforma tributária no Brasil. A contabilidade é peça-chave nesse processo de transformação, e eventos como este nos permitem contribuir com ideias e soluções para um sistema tributário mais justo, eficiente e transparente, sobretudo no tocante ao consumo”, apontou.

O workshop integra a política da EGC de capacitar os gestores e colaboradores do Sistema CFC/CRCs para temas que impactam, direta ou indiretamente, as atividades nos conselhos, a rotina dos profissionais contábeis e da sociedade como um todo.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.