Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC palestra em evento na USP

Por Luciana Costa
Comunicação CFC

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, realizou, nesta quarta-feira (4), palestra sobre o “Papel da pós-graduação frente aos desafios na implementação das novas Diretrizes Curriculares de Contabilidade e na EPC dos Contadores”. A apresentação foi feita durante o XVIII Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCont), acontecido na Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com José Donizete Valentina, os maiores desafios da pós-graduação na implementação das novas diretrizes curriculares estão no aprimoramento do desenvolvimento do pensamento científico dos egressos e na formação de professores. Para o vice-presidente, a pós-graduação deve aprimorar as habilidades e técnicas de aplicação para promover a melhoria das estratégias de ensino e de aprendizado. “É na pós-graduação que se desenvolvem as metodologias para a formação de professores”, ponderou Donizete.

E como superar esses desafios? O vice-presidente afirma que as instituições de ensino superior, no desenvolvimento dos projetos pedagógicos, devem levar em consideração na construção dos respectivos escopos, por exemplo, a análise das especificidades das respectivas regiões, do tipo de público que os egressos atenderão no futuro, entre outros fatores.

“As instituições começam a construir a diretriz curricular, iniciando pelo projeto pedagógico do curso, através do entendimento do público que será atendido”, afirmou o vice-presidente.

Antes de falar especificamente sobre o papel da pós-graduação frente aos desafios na implementação das novas Diretrizes Curriculares de Contabilidade e na EPC dos Contadores, o vice-presidente fez um breve relato do processo de construção das novas diretrizes, concluído neste ano, com a publicação da Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024.

O novo regramento entrou em vigor no dia 2 de maio de 2024. Desde então, os cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior terão dois anos para adequarem os respectivos planos de ensino. O vice-presidente do CFC destacou que o motivo levou o CFC a desenvolver as mudanças nas diretrizes curriculares foram a revolução tecnológica e a complexidade dos negócios que originaram novas demandas no mercado.

Além disso, o vice-presidente destacou que as mudanças também atenderam à necessidade de aproximar a formação profissional às exigências do mercado e da sociedade. “É preciso formar pessoas para tomar decisões”, destacou Donizete.

RBC Itinerante

Durante o XVIII Congresso da ANPCont, o CFC marcou presença, ainda, com o Projeto RBC Itinerante. A ação visa promover a Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) e estimular a produção científica para a divulgação no respectivo veículo.

Na ocasião, foram distribuídos exemplares da RBC Publicação que possui mais de um século. Fundada em 1912, é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no país.

A RBC tem por objetivo valorizar o conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. As edições são bimestrais e garantem que os profissionais da contabilidade tenham acesso às mais completas e atualizadas informações científicas e técnicas do mundo contábil.

Para ler edições da RBC, clique aqui.

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