Por Lorena Molter
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) contribui para a construção de normativos internacionais. Isso é feito por meio da elaboração e da aprovação de respostas para consultas públicas dos reguladores contábeis internacionais. Esse trabalho técnico é vantajoso não apenas para a classe contábil, como também para o país.
As sugestões enviadas também contemplam características e realidades da economia nacional. Tal cenário colabora para o posicionamento do Brasil nessas discussões além-fronteiras. Os profissionais da contabilidade movimentam o calendário tributário brasileiro, assessoram governos de todas as esferas e prestam consultoria para empresas de todos os portes. Dessa forma, a classe tem fornecido informações de qualidade nas consultas públicas, que refletem na construção de normas que contemplam a realidade do grande mercado brasileiro.
Entenda como acontece participação do CFC
A entidade participa de uma série de comitês, compostos por profissionais da contabilidade especializados, indicados pela entidade, que analisam documentos e desenvolvem os conteúdos das contribuições.
Quando as consultas são provenientes do International Accounting Standards Board (Iasb), o CFC participa da construção das sugestões por meio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) do qual participa por meio de representantes. Somente de fevereiro a novembro de 2024, o grupo desenvolveu e enviou dez conteúdos. Essas contribuições podem ser conferidas aqui.
Para os documentos disponibilizados pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) e outras entidades relacionadas à sustentabilidade, o Conselho participa com comentários por meio de dois representantes no Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS). Para acessar as contribuições enviadas, clique aqui.
A autarquia também trabalha para desenvolver cartas técnicas voltadas para a área pública. Dessa forma, para as normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público, o CFC elabora respostas para o International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB). Isso é feito por meio do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP). Veja os documentos aqui.
Todos podem participar
Ainda que o CFC mantenha trabalho contínuo na elaboração de cartas com contribuições para minutas de normas internacionais, qualquer pessoa, empresa ou instituição pode enviar sugestões. Acompanhe as consultas públicas abertas além-fronteiras nos links a seguir:
Iasb e ISSB: https://www.ifrs.org/projects/open-for-comment/
IPSASB: https://www.ipsasb.org/consultations-projects/open-public-consultations
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.