Internacional: Iasb propõe melhorias no método de equivalência patrimonial


Por Gabriella Avila, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC


O International Accounting Standards Board (Iasb) anunciou nesta quinta-feira (19), que vai realizar uma consulta pública sobre propostas de alterações para ajudar as empresas a contabilizarem seus investimentos em Coligadas e Joint Ventures.

A Norma CPC 18R2 - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto,correlata à IAS 28,estabelece como as empresas reportam esses investimentos aplicando o método de equivalência patrimonial.

As alterações sugeridas complementam e esclarecem como aplicar o método de equivalência patrimonial, respondendo às perguntas de aplicação que o Iasb recebeu ao longo de vários anos. O Conselho Internacional também propõe novos requisitos de divulgação, que pretendem melhorar a informação que as empresas fornecem sobre esses investimentos.

A IAS 28 foi publicada pela primeira vez em 1989, e o Iasb aproveitou a oportunidade para reordenar a norma, de forma lógica e consistente para ajudar as empresas em sua aplicação.

O Iasb espera que as propostas reduzam a diversidade na prática e forneçam aos utilizadores das demonstrações financeiras informações mais comparáveis ​​e úteis. Todas as partes interessadas em fornecer feedbacks sobre as alterações poderão apresentar seus comentários até 20 de janeiro de 2025.

Cartas comentário podem ser enviadas pelo link: IFRS - Exposure Draft and comment letters: Equity Method of Accounting—IAS 28 Investments in Associates and Joint Ventures (revised 202x)

Para saber mais, clique aqui: IFRS - IASB proposes improvements to the equity method

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.