Por Carlos Magagnin
Comunicação Agência Apex
Procrastinação não pode ser confundida com preguiça, mas ambas atrasam as tarefas. No mundo corrido em que se vive, a procrastinação é uma das situações que muitos utilizam para adiar compromissos ou tarefas. Quando presente no dia a dia de um profissional da contabilidade, pode gerar uma série de consequências negativas, tanto para o profissional quanto para o cliente: atraso na entrega de trabalhos, aumento do estresse, erros e imprevistos, perda de clientes, dificuldade em acompanhar as mudanças.
Para o painelista e professor doutor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alison Martins Meurer, não podemos confundir preguiçoso com procrastinador, pois são situações diferentes. O preguiçoso, além de não fazer, não está preocupado com os prazos. Já o procrastinador quer entregar, mas acha que não está perfeito. Assim, ele deixa de entregar e, na verdade, é devido à sua insegurança.
A professora doutora no Programa de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Ana Maria Roux, comentou que a procrastinação tem relação com a ansiedade e é uma das situações que mais atinge as pessoas. “A ansiedade tem dois fatores especiais: o que diferencia ansiedade com medo ou tristeza é que leva para o pensamento negativo, mas ansiedade com medo e alegria, leva ao pensamento positivo”.
Para lidar com essa realidade, algumas ações podem ser realizadas: estabelecer metas claras e realistas, organizar seu ambiente de trabalho, criar uma rotina de trabalho, utilizar ferramentas de gestão de tempo e um dos principais pontos é buscar ajuda profissional. Se a procrastinação está prejudicando significativamente sua vida profissional, procure ajuda de um profissional.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.