Por Marli Nascimento
Comunicação CRCMS
O Fórum das Entidades Parceiras Nacionais e Internacionais realizado na manhã de 11/9, último dia da 21ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), no Auditório Florianópolis, reuniu representantes de entidades contábeis do Brasil e do exterior.
Com o tema “Conexões Globais: diálogo entre entidades parceiras”, a atividade teve como painelistas representantes de diversas instituições que atuam na área contábil para discutir o que está acontecendo e o que está por vir. O objetivo foi fortalecer a governança, o diálogo e a gestão das entidades contábeis.
A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Santiago, representou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, e destacou a oportunidade que o fórum trouxe. “Mostrar que as entidades estão juntas num propósito para cada vez mais qualificar os profissionais da área contábil, trazendo as experiências de cada um, das suas entidades, de podermos debater e ver onde a gente pode melhorar... o mais importante é isso, traçar metas e objetivos junto com as entidades para trazer um trabalho melhor para a classe contábil”, afirmou.
A presidente da Associação Brasileira de Contadores Públicos, Sandra Maria de Carvalho Campos, considerou “ser um momento muito rico porque oportunizou debater como é vista e como é tratada a profissão contábil aqui no Brasil e em outros países do mundo. Muito interessante, especialmente, porque o Brasil tem uma organização profissional distinta dos demais países. Uma oportunidade para troca de experiências muito interessante”, disse.
Já o presidente Grupo Latino Americano de Emissores de Normas Internacionais Financeiras (Glenif), José Luiz Ribeiro de Carvalho, falou sobre o resultado do Fórum. “Foi muito produtivo porque pudemos expor aquilo que fazemos. É exatamente isto: um processo de interação, integração entre os países que compõem o Glenif aqui na América Latina a favor da nossa contabilidade”, concluiu.
Dando continuidade, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) Paula Franco, disse que considerou o evento “muito interessante, pois estivemos todos aqui para falar sobre as nossas organizações e a importância disso é, em conjunto, avaliarmos tudo aquilo que diz respeito aos contadores e à profissão o que é muito importante porque em todo o mundo as diferenças não são muitas e quanto mais discutirmos melhor estaremos a trabalhar no futuro”, destacou.
Para finalizar, o diretor da Ifac (Federação Internacional de Contadores), Manuel Arias, ressaltou a estrutura da profissão e a importância da integração entre as entidades. “Esta profissão é a mais organizada e estruturada a nível global, mas, devido à complexidade da profissão contábil, nós dependemos de um bom relacionamento com os amigos e entidades que estão comprometidas com temas, desafios e problemas comuns, muito melhor discutir em conjunto para parcerias fundamentais para o futuro”.
A realização do fórum oportunizou o debate das principais questões pertinentes à Contabilidade e à profissão contábil com o objetivo de promover maior integração entre as instituições e seus integrantes, o fortalecimento e a divulgação da área contábil.
O maio evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21º CBC oferece 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.