21º CBC: Desafios das entidades contábeis internacionais na era digital foram abordados em painel

Por Natália Farias
Comunicação CRCPE

Na tarde desta segunda-feira (9/9), o painel "Entidades Contábeis Internacionais" reuniu especialistas para discutir os desafios enfrentados pelas entidades contábeis na era digital, com foco na sustentabilidade e na adoção de padrões internacionais. O evento contou com a participação da presidente da International Federation of Accountants (Ifac), AsmâaResmouki; da presidente da Ordem dos Contabilistas certificados (OCC), Paula Franco;  e do presidente do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas Internacionais Financeiras (Glenif),  José Luiz Ribeiro. A contadora Maria Clara Bugarim, presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), foi representada pelo ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e membro do Cilea, ZulmirI vânio Breda.

Asmâa Resmouki destacou a importância da implementação de padrões internacionais para fortalecer a profissão contábil. "Na Ifac, nós continuamos defendendo a adoção e implementação desses padrões internacionais. Preparar a próxima geração é algo chave na questão da sustentabilidade", afirmou Resmouki, enfatizando a necessidade de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios do futuro.

Zulmir Ivânio Breda ressaltou a inclusão do tema da sustentabilidade nos currículos de Ciências Contábeis e a necessidade de contínua capacitação dos profissionais já atuantes no mercado. "Nós temos que colocar essa matéria da sustentabilidade dentro do nosso campo de conhecimento. Embora a mudança da matriz curricular já tenha incluído o tema como matéria obrigatória, os profissionais já atuantes no mercado precisarão buscar cursos de complementação", disse Breda.

José Luiz Ribeiro, presidente do Glenif, destacou o progresso dos países latino-americanos na adoção de normativas internacionais, mas também os desafios persistentes. "Os 16 países que integram o Glenif têm um plano de ação que está em diversas fases nesse momento. Um dos tópicos mais importantes que enfrentamos é o país decidir pela adoção", explicou Ribeiro, pontuando a importância de um comprometimento uniforme para o avanço da Contabilidade.

Paula Franco reforçou o papel dos contadores na promoção de práticas sustentáveis e na responsabilidade social. "Os normativos internacionais são importantíssimos para nos regular. Os contadores vão salvar o mundo e isso passa por aqui: princípios éticos, aplicação de tudo o que diz respeito a ESG e responsabilidade. A União Europeia também tem feito um papel muito importante. Em Portugal, temos normas que seguimos pela União Europeia, incluindo relatos de sustentabilidade integrada", afirmou Franco, destacando a relevância das organizações internacionais como guias para a profissão contábil.

O painel evidenciou o papel essencial dos contadores na construção de um futuro mais responsável e alinhado com as exigências globais.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!

 O CBC

 O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

 O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.