Por Lorena Molter
Comunicação CFC
Um caminho para fortalecer, ainda mais, os processos de gestão no âmbito do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs): a Escola de Governança e Gestão dos CRCs é uma iniciativa da Vice-Presidência de Governança e de Gestão Estratégica do CFC que visa ampliar a qualidade dos serviços ofertados pela entidade e pelos Regionais. Para isso, o projeto está fundamentado na capacitação de conselheiros, delegados e colaboradores e direcionado para a elevação no nível do atendimento dos mais de 530 mil profissionais da contabilidade.
A Escola será lançada nesta quarta-feira (21) e envolverá a formação de um público composto de mais de 3 mil pessoas que atuam no Sistema CFC/CRCs, entre colaboradores e voluntários. O vice-presidente Governança e de Gestão Estratégica do CFC, contador Joaquim Bezerra, explica qual o principal foco do projeto. “A Escola de Gestão vem para cuidar de um viés muito importante dentro de qualquer organização, de qualquer núcleo de empresas, públicas ou privadas, que são as pessoas”, disse. Dentro desse universo, somente no grupo dos profissionais que realiza trabalho voluntário, estão cerca de 900 conselheiros e 540 delegados naturais de todas as partes do país.
Ainda com a finalidade de aprimorar o nível de atendimento, a oferta e a entrega de serviços com excelência e o fortalecimento da governança no Sistema, a iniciativa está baseada na oferta de cursos multidisciplinares. “Nós faremos um investimento na capacitação, mas não apenas na área técnica, mas também humana”, pontuou. O objetivo é, justamente, promover a evolução e o aperfeiçoamento profissional permanente de conselheiros, empregados efetivos e comissionados, estagiários e menores aprendizes dos Conselhos de Contabilidade.
Em sua primeira etapa, a Escola capacitará os gestores. No dia 21 de fevereiro, ocorre o lançamento da Escola e do primeiro curso. Esse bloco de atividades é voltado para gestores de CRCs, para os presidente e vice-presidentes dos 27 CRCs e abre as atividades do projeto. Essa formação é composta de oito módulos, 62 horas de curso e treinamentos focados em boas práticas de gestão de conselhos, o que inclui aulas sobre atendimento de legislação pública; relatório FOC [Fiscalização de Orientação Centralizada], normas e resoluções internas, temáticas sobre orientação finalística do Conselho e toda parte de governança e compliance.
Bezerra ressalta que, apesar de o CFC possuir uma série de premiações no campo da gestão, uma das metas da entidade é aprimorar também o nível de gestão dos CRCs. “O CFC já é premiado pelos institutos pelas boas práticas de governança, mas queremos que os Conselho Regionais também sejam reconhecidos nesse viés. Esse é um ponto, mas nós também estamos falando dos funcionários. Nesse cenário, há ainda o foco no aprimoramento humano, trabalhar as soft skills, a inteligência emocional, a melhoria técnica dos nossos funcionários, criar cada vez mais condições para que os conselheiros possam estar uniformizados com a mesma linguagem técnica dos debates”.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.