Representantes brasileiros expõem os trabalhos aprovados na conferência
Por Bianca Sampaio
Comunicação CFC
Uma comitiva composta por 23 integrantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participa da XXXV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC), entre os dias 7 e 9 de novembro de 2023, na cidade de La Antigua Guatemala, Guatemala. Considerado um dos mais significativos para a classe contábil da América Latina, o evento traz como lema: “Em direção a um futuro sustentável com ética e transparência”.
A presente edição recebeu aproximadamente 100 trabalhos técnicos. Já tradicionais na CIC, esses trabalhos são submetidos por pesquisadores de vários países da América Latina e constituem um ponto alto da Conferência. Ao todo, são 11 (onze) áreas temáticas para o desenvolvimento dos trabalhos, entre as quais se incluem: Investigação Contábil, Normas e Práticas de Auditoria, Setor Público, Educação, Sistemas e Tecnologia da Informação. Nesta edição, de acordo com o regulamento, dois tipos de trabalhos podem ser entregues: os interamericanos e os nacionais.
O evento reúne especialistas em contabilidade, pesquisadores, auditores e organizações parceiras do Brasil e de outras nações, com o objetivo de discutir os tópicos mais relevantes dentro da profissão contábil.
Os representantes da delegação brasileira apresentarão os trabalhos técnicos durante a conferência:
Elys Tevania Alves de Souza Carvalho, diretora executiva do CFC, apresentou o tema: “Alinhamento às Práticas de Controle na Governança do Setor Público no Brasil: um estudo de caso baseado no referencial básico de governança organizacional do TCU”.
Sandra Campos, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, abordou o tema: “Quem Assegura que a Profissão Contábil seja Exercida com Elevados Padrões Éticos e Técnicos”.
Wellington do Carmo Cruz, conselheiro e representante do CFC na comissão técnica da AIC, apresentou o trabalho: “Acercamiento de reportes de sostenibilidad de la administración pública en países de América Latina”.
Ticiane Lima dos Santos, conselheira e representante do CFC na comissão técnica da AIC, apresentou três trabalhos: “Diversidade e Inclusão no Magistério Federal: um estudo sobre a Lei de Cotas em Contabilidade” e “Teletrabalho Após a Pandemia da Covid-19: qual a percepção dos servidores públicos brasileiros?”. Além disso, expôs o tema “Reportes Integrados de Sostenibilidad en América Latina. Estudio Comparativo: Argentina; Brasil; Chile; Colombia; Paraguay y Uruguay”.
Lucilene Florêncio Viana, conselheira e representante do CFC na comissão técnica da AIC, apresentou o tema: “Medidas Tributárias de Corto y Largo Plazo para Combatir Los Impactos del Covid-19 y sus Efectos en la Economia Brasileña hasta 2022”.
Carlos Roberto Ribeiro Sampaio, representante do CFC na comissão técnica da AIC, fez conclusões e recomendações dos trabalhos apresentados na área temática de administração e finanças.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.