Por Lorena Molter
Comunicação CFC
“O que é a governança e quais seus mecanismos” foi o tema da palestra que fechou a manhã de programação da 11ª edição da Caravana da Governança. O evento é voltado para prefeitos, servidores e gestores públicos e aconteceu no dia 28 de julho em Salvador/BA. O encontro aconteceu na modalidade híbrida e foi transmitido pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube.
A coordenadora do Comitê Mulheres da Governança da Rede Governança Brasil (RGB), Alzira Fernanda Brasil, conduziu a palestra. A representante da RGB iniciou a sua fala destacando que o mundo sofreu grande ruptura em função da pandemia da Covid-19. Segundo Brasil, a partir desse evento todos devem estar prontos para lidar com o imprevisível.
Outro tema abordado pela palestrante foi a transformação digital nos municípios, que, segundo a palestrante, é uma das maiores “dores” desses locais. “Muito se acredita que a transformação digital é apenas transferência de tecnologia, aquisição de softwares, de equipamentos, mudança na tecnologia estrutural, treinar um servidor. Isso não é transformação digital. Transformação digital é, de fato, mudança de cultura”, esclareceu. A coordenadora explicou que isso significa que é necessária uma mudança na forma de pensar do gestor, do líder e de todos que compõem determinado sistema. Em resumo, ressaltou que essas alterações vão além dos equipamentos.
Com objetividade, a palestrante explicou que governança é “colocar ordem na casa. É arrumar a bagunça para que consigamos olhar e ver os recursos que temos, as maneiras de pensar, de trazer soluções com agilidade”, explicou.
De acordo com Brasil, a prática está no nível estratégico e relacionada à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Já os seus mecanismos são as práticas de liderança, de estratégia e de controle que vão auxiliar os gestores a implementarem a governança no órgão, na instituição ou na prefeitura.
A palestrante ainda desmistificou a ideia de controle e informou que esta é uma prática fundamental para uma boa gestão. “O controle te ajuda a ficar mais confortável. Ele te dá a garantia de que não está desviando do seu rumo, da sua rota”, pontuou. Brasil ainda salientou a importância estratégica dos profissionais da contabilidade nesse processo. “Em um mundo veloz, de dados, de excesso de informações, o profissional que está mais gabaritado, confortável para lidar neste mundo – não existe outro – é aquele que lida com informações, com dados, que é o contador”, afirmou.
Para assistir à apresentação, clique aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.