Por Luis Fernando Souza / Estagiário sob supervisão
A Contabilidade como Instrumento para uma boa Governança Pública foi tema de painel no 6º Seminário Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, realizado nesta sexta-feira (31), em Aracaju,SE. A palestra foi ministrada pelo conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Bruno Sitonio Fialho de Oliveira.
O conselheiro abordou o assunto e explicou que um dos ramos da área contábil é a atuação no setor público. Diante disso, foi evidenciado por ele o documento produzido pelo CFC, em 2008, intitulado Orientações Estratégicas para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. “Veja que desde essa época o Sistema CFC/CRCs já falava sobre esse assunto. E, também, aplicava esse planejamento”, afirmou Bruno.
Ao longo da apresentação, o conselheiro detalhou o material para facilitar a compreensão do público sobre como iniciaram as discussões acerca da governança pública por parte da autarquia. Para isso, foram exibidos os planos de ações e as diretrizes estabelecidas à época. “Todo esse planejamento realizado pelo CFC nessa época, sobre governança pública, foi uma preparação de terreno para o que estamos vivenciando no momento”, ponderou.
Em seguida, o palestrante ressaltou, que, atualmente, existem mais informações e dados à disposição e, por isso, há a necessidade de uma quebra de paradigma que os contabilistas precisam realizar.
De acordo com Bruno, ainda existem gestores e outros profissionais da área, que acreditam que a informação contábil serve apenas para cobrir obrigações fiscais e prestações de contas. “Uma informação qualificada, bem trabalhada e com todos os atributos pode ser fundamental para contribuir para uma tomada de decisão”, explicou.
Ao concluir o painel, o conselheiro enfatizou também a importância de colocar em ação os três mecanismos da governança –- liderança, estratégia e controle – e suas respectivas práticas.
Para assistir ao painel completo, clique aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.