Durante o seminário, também aconteceu o lançamento do Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov)
Por Deividi Lira/ Agência Apex
Comunicação CFC
Representantes de administrações públicas municipais, instituições privadas e da sociedade civil participam, nesta sexta-feira (24), da 5ª Edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Rede Governança Brasil (RGB) e pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP).
O evento, que é gratuito e tem como objetivo capacitar prefeitos e gestores públicos, é realizado em Belo Horizonte (MG), em formato híbrido, e conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade Minas Gerais (CRCMG), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Federação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Federação das Indústrias de Minas Gerais.
Durante a cerimônia de abertura, o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Brunno Sitônio Fialho de Oliveira – que participou como representante do presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior – exaltou a iniciativa do seminário e classificou como imprescindível a busca contínua pelo desenvolvimento sustentável, econômico e social para uma boa governança.
“Eventos como esse são importantes para a troca de experiências, para o estudo de modelos de boa governança, para compreensão dos desafios e dos caminhos que precisamos percorrer. Quando bem implantada, consegue solucionar os problemas da gestão pública, garantindo, assim, a execução de políticas governamentais”, disse o conselheiro durante o discurso de abertura.
Brunno ainda agradeceu a parceria da Rede Governança Brasil na disseminação das boas práticas de governança pública nas esferas federal, estadual e municipal. “Nós acreditamos que essa junção de esforços será frutífera nos municípios. Queremos proporcionar um estudo mais amplo e aprofundado sobre o papel da contabilidade e da auditoria no processo de governança”, finalizou.
Pronagov
Na sequência da cerimônia de abertura, o diretor de novos negócios do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Henrique Farinon, lançou o Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov), que tem como finalidade capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns para se tornarem agentes de governança.
Para alcançar essa meta, o programa é organizado em 5 iniciativas:
1. Programa de Governança Municipal;
2. Formação de Agentes de Governança Pública;
3. Mentorias;
4. Índice de Governança Municipal (IGovM);
5. Prêmio PRONAGOV.
O treinamento do programa é gratuito e pode ser feito em qualquer lugar do Brasil e a qualquer hora, pela internet. Segundo o diretor de novos negócios do IGCP, até 2027, o programa pretende impactar 5 mil cidades e ter 10 mil agentes de governança formados em todos os estados brasileiros.
“Esse é o objetivo, como eu falei a vocês: impactar 80% da população brasileira em cinco anos. A gente já fez isso em 31 municípios, e mais de três milhões de pessoas já foram impactadas pela governança pública. O principal foco do programa é fazer um Brasil melhor, com políticas públicas implantadas”, explicou Henrique Farinon.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.