Por Luis Fernando Souza / Estagiário sob supervisão
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) passou por uma auditoria externa entre os dias 26 e 29 de setembro. O objetivo da visita era atestar que a entidade está em conformidade com as normas ABNT ISO 9001 e 37001, que são certificados de gestão de qualidade e antissuborno, garantidos pela entidade em 2007 e 2021, respectivamente.
Na ocasião, a empresa QMS Certification visitou os seguintes setores: Diretoria Executiva (Direx), Coordenadoria de Fiscalização (Cofis), Coordenadoria de Registro (Coreg), Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional (Desenprof), Coordenadoria Técnica (Cotec), Coordenadoria de Política Institucional (COPI), Departamento de Gestão de Pessoas (Degep) e Departamento de Pessoal (Depes).
De acordo com a QMS, os principais requisitos para a manutenção dos certificados foram cumpridos pelo CFC. São eles: níveis internacionais de qualidade, melhoria contínua e ações de combate ao suborno. Também consta na lista a necessidade de que a entidade possua uma alta administração e empregados comprometidos com a cultura de integridade, transparência e compliance.
SGI
Uma consequência, após a aquisição do certificado ISO 9001, foi a criação do Sistema de Gestão Integrado (SGI). O principal objetivo do projeto é o foco em qualidade, meio ambiente, saúde, segurança ocupacional e antissuborno. Vale ressaltar que o SGI foi desenvolvido em conformidade com os requisitos das normas internacionais ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 37001:2017 e ISO 45001:2018.
Contudo, no intuito de adquirir novas certificações, em 2021 a autarquia realizou a atualização e alteração da política e objetivos da SGI, com a finalidade de definir diretrizes, estabelecer responsabilidades e estruturar a documentação necessária à conformidade com as normas internacionais vigentes e aplicáveis, assegurando ao CFC os seguintes benefícios:
- prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
- melhorar as ferramentas para aumentar a satisfação do cliente;
- abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos; e
- demonstrar conformidade com requisitos especificados de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Uma consequência disso foi a aquisição da segunda certificação, a 37001. De modo geral, a 9001 define requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade e tem como objetivo fornecer um conjunto de procedimentos padronizados, que aperfeiçoe seus processos e sua gestão. Já a 37001 dispõe sobre Sistema de Gestão Antissuborno, que visa à implementação de controles para prevenir, detectar e abordar o suborno, adotando medidas de identificação e de avaliação de riscos, e fomenta, com isso, a promoção de uma cultura ética, íntegra, com transparência e conformidade.
Para a diretora executiva do CFC, contadora Elys Tevania, é “importante destacar que todo o processo fiscalizatório do Sistema CFC/CRCs foi submetido à auditoria externa, demonstrando o quanto estamos alcançando excelência na condução dos procedimentos fiscalizatórios em todo o país”.