Por Luciana Melo
Comunicação CFC
Os vice-presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apresentaram, na manhã de hoje (dia 8,) as atribuições, desafios e metas das respectivas áreas que irão administrar no biênio 2022-2023. As exposições foram realizadas durante o Seminário de Gestão e Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema, que tem como o objetivo apresentar aos conselheiros ingressantes as funcionalidades da Instituição.
A primeira a apresentar a respectiva área foi a vice-presidente Técnica, Ana Tércia Lopes Rodrigues. Ela explicou que o setor é responsável, entre outras atividades, por revisar e convergir as normas internacionais de contabilidade, lidar com as questões do Comitê de pronunciamento Contábil (CPC), tratar de temas relativos ao eSocial, ao Ministério do Trabalho e Previdência, além de interagir e trocar experiências com os organismos internacionais do setor.
Ana Tércia destacou a importância da inserção da Tecnologia nas atividades demandadas pela atuação contábil, dado o grande volume de conceitos e de normas requerido pela contabilidade. Sendo assim, a vice-presidente destacou que um dos parâmetros de sua atuação será o de ampliar, ainda mais, a inserção da tecnologia nos processos e procedimentos efetuados pela área Técnica.
Em seguida, a palavra foi dada ao vice-presidente de Registro, Carlos Henrique do Nascimento. Ele falou sobre os requisitos necessários à obtenção do registro profissional, procedimentos efetuados e coordenados pelo setor. O vice-presidente destacou ainda algumas metas estabelecidas para a sua gestão como a agilização do processo de registro profissional, a revisão geral das normas de registro, além da elaboração de um Manual de Registro.
Concluída a apresentação de Carlos Henrique, a palavra foi concedida ao vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho. Na ocasião, o vice-presidente destacou que o respectivo setor tem como finalidade dar suporte aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) na área de infraestrutura, viabilizar apoios técnicos e operacionais, acompanhar a gestão dos CRCs, além de coordenar as eleições dos regionais. O vice-presidente destacou que a meta do setor é a busca de uma gestão mais eficiente com o equilíbrio financeiro dos CRCs dentro de uma evolução que possa garantir a essas entidades a autossuficiência.
O vice-presidente Administrativo, Carlos Rubens de Oliveira, falou sobre as atribuições da área que consistem em desenvolver projetos e ações de suporte logístico e operacional para auxiliar as demais vice-presidências na execução dos trabalhos, gerenciar os recursos humanos e implementar ações estratégicas que promovam o desenvolvimento dos colaboradores, coordenar atividades de licitações, compras e contratos, entre outras coisas.
Posteriormente, a palavra foi concedida ao vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentina. Em sua exposição, José Donizete destacou que a área atua na execução de programas e projetos de educação profissional continuada e que tem como objetivo estratégico influenciar na formação das competências e das habilidades do profissional, a partir do fomento de programas voltados a essa finalidade.
Na busca desse objetivo, o vice-presidente listou a previsão da realização de cursos de pós-graduação stricto sensu, apoio à promoção de eventos de contabilidade, intensificação do Projeto Diálogos Contábeis, entre outras ações. Ele também destacou a iniciativa de reformulação curricular que visa alavancar o curso de Contabilidade de modo a retirá-lo da condição de subgrupo do curso de Administração.
Na sequência, foi a vez da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Maria de Carvalho Campos, apresentar sua área. Ela falou sobre a melhoria da execução dos trabalhos desempenhados pelo setor, que se superou consecutivamente nos dois últimos anos, na execução do processamento e do julgamento dos processos administrativos de fiscalização. A vice-presidente destacou ainda que as metas para esta gestão são julgar os processos com mais celeridade, implementar o processo eletrônico no Sistema CFC/CRCs, entre outros.
O vice-presidente de Política Institucional, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, falou sobre a importância do CFC estar presente nos espaços públicos de diálogo pronunciando-se sobre temas relacionados à área contábil, objeto da respectiva vice-presidência. Manoel destacou ainda as atribuições maiores da área que são o assessoramento da Presidência do CFC nos assuntos relacionados à política Institucional com órgãos externos e internacionais, além de manter e coordenar ao relacionamento institucional com o Executivo, Legislativo e Judiciário e com as instituições da sociedade civil organizada.
O vice-presidente encerrou sua fala destacando a importância de se constituir uma agenda parlamentar positiva, de interesse da categoria e que seja fomentada por uma Frente Parlamentar Contábil.
Por fim, a vice-presidente de Controle Interno, Vitória Maria da Silva, encerrou as apresentações do grupo de atuais vice-presidentes. Ela falou sobre o objetivo do setor que é o de auxiliar no planejamento, controle e avaliação da execução orçamentária e financeira do CFC, além de ressaltar a importância da homologação do Manual de Auditoria do CFC, conquista da área. Para ela, o maior desafio da área é dar continuidade ao processo de auditoria intensificando, assim, a transparência e assertividade dos procedimentos internos do Sistema CFC/CRCs.
O Seminário de Gestão e Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil segue nesta quarta-feira (9), com a primeira reunião de presidentes dos CRCs e a posse da nova diretoria do CFC para a gestão 2022-2023.
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