Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC
A palestra de abertura da 5ª Convenção de Contabilidade de Rondônia, realizada na noite da última sexta-feira (17), foi ministrada pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Márcia Alcazar, que trouxe o tema “Revolução 4.0 – Tecnologia a Serviço da Contabilidade”.
A presidente do CRCSP iniciou a palestra dizendo que a tecnologia não consegue substituir coisas simples, como um abraço. A seguir, pediu que os participantes se levantassem e cumprimentassem os colegas que estavam ao lado. “Abraçar um robô nunca será tão confortante como o que ganhamos em um abraço com calor humano”, destacou enfatizando a importância da inteligência social nos processos.
Márcia realizou uma cronologia das descobertas tecnológicas e como a sociedade foi se adaptando às novidades. Segundo ela, há anos o mundo vive em algoritmos, mas a diferença é que as mudanças estão cada vez mais latentes e impactantes, portanto, é imprescindível que o profissional esteja preparado para as transformações no trabalho.
A contadora também enfatizou a importância da tecnologia para a otimização dos processos e disse que o fato traz a oportunidade de investir o tempo da empresa em outras habilidades, tais como, a gestão estratégica. “A tecnologia é uma grande facilitadora da gestão, mas gestão exige a atuação de pessoas, de profissionais capacitados, pois inovação não se trata apenas de aplicação de novas fórmulas. É preciso aproveitar as oportunidades com a nossa inteligência humana”, enfatizou.
No dia 18 de maio, a Convenção trouxe temas como inovação sustentável, inteligência social, contabilidade pública, a convergência das normas brasileiras ao padrão internacional, entre outros.
Roberto Dias Duarte, especialista em Gerenciamento de Escritórios de Contabilidade, iniciou o dia com a palestra: “O que as empresas do mundo podem ensinar aos Escritórios de Contabilidade”. Segundo ele, a técnica precisa andar, lado a lado, com a tecnologia e com os processos de gestão para que se obtenha sucesso. Além disso, o especialista lembrou que o atendimento ao cliente, ou ao público-alvo específico, deve sempre ser o objetivo principal de qualquer empreendimento ou instituição. “Eficiência, lealdade e expansão. Valorize a sua marca, valorize o seu cliente e tenha o seu espaço garantido. Você é muito melhor que uma máquina, porque tem sentimento e, isso, não pode ser robotizado”, concluiu.
Mias de 600 pessoas participaram do encontro que ainda contou com uma feira de negócios que movimentou a convenção proporcionando um espaço para networking entre os participantes, além de um sorteio de brindes.
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