Por Fabricio Lourenço e Eduardo Ronque - estagiário sob supervisão do Decom
Fotos: Robson Cesco
Cerca de 100 profissionais acompanharam, nesta terça (14), o XI Fórum da Mulher Contabilista do Distrito Federal, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). O lema do evento trouxe para discussão a autorresponsabilidade e o empoderamento feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, que saudou as participantes. Em seguida, foi a vez do presidente do CFC, Zulmir Breda, que reforçou a importância do “papel da mulher contabilista na profissão”.
Márcia Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), elogiou a organização do fórum, afirmando que “já é uma tradição aqui no DF promover um evento dessa natureza para a discussão da manifestação das mulheres na sociedade, na política e nas organizações”.
A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF, Darlene Rufino, disse, por sua vez, que o fórum é um momento para que as participantes invistam no aperfeiçoamento profissional. “Hoje o momento é de troca de informações para ampliarmos o nosso conhecimento”.
A diretora técnica do Sebrae/DF, Rosemary Antunes, reforçou a importância das mulheres nos cargos de liderança. Segundo ela, existe no Sebrae um projeto de empreendedorismo que nasceu da necessidade de dar suporte as mulheres. O projeto, conhecido por Empretec, é uma metodologia das Organizações das Nações Unidas (ONU), que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios. “Nós somos referência internacional nessa metodologia”, explicou.
“Esse é o momento do empoderamento feminino”. Foi o que disse a subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Dantas Milhomem. Para ela, as instituições estão andando juntas, quando o assunto é a importância das mulheres nas organizações. “Estamos assumindo mais cargos e mais responsabilidades”, reforçou.
Para a presidente da Comissão Nacional do Projeto Mulher Contabilista e conselheira do CFC, Nilva Amália Pasetto, “são muito importantes esses fóruns porque eles trazem à discussão temas da profissão, além da troca de experiência entre os participantes”.
Para encerrar o ciclo de discursos, a coordenadora da Comissão CRCDF Mulher, Jaqueline Rocha Torres, ressaltou a necessidade dos eventos com foco no universo feminino e que ”o tema escolhido é para reforçar que o empoderamento é uma tarefa diária. Os nossos desafios podem ser compartilhados entre as participantes”.
A mesa de honra, no formato talk show, foi composta por Zulmir Breda, presidente do CFC; Adriano Marrocos, presidente do CRCDF; Márcia Alcazar, presidente do CRCSP; Jaqueline Rocha Torres, coordenadora da Comissão CRCDF; Rosemary Antunes, diretora técnica do Sebrae/DF; Nilva Pasetto, presidente da Comissão Nacional da Mulher Contabilista; Darlene Rufino, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF; e Gildenora Milhomem, da STN. A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria Batista, também prestigiou o evento.
O Fórum da Mulher Contabilista é uma realização do CRCDF e conta com o apoio do CFC, da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e do Sebrae/DF.
Ética como fator de desenvolvimento profissional
A primeira palestra foi ministrada pelo presidente Zulmir Breda, que abordou o tema “Ética como fator de desenvolvimento profissional”. Ele falou sobre a importância e a elevação dos valores de conduta do profissional e questões relacionadas às práticas das virtudes e dos vícios perante a sociedade.
Ao final, o presidente destacou a presença feminina na classe contábil. “A participação das mulheres na nossa profissão está fazendo a diferença na sociedade; não pela questão quantitativa, mas pelo ponto de vista qualitativo. As mulheres têm muita sensibilidade, capazes de promover mudanças com relação aos valores”, finalizou.
Encontro da Mulher Contabilista
De 11 a 13 de setembro, será realizada, em Porto de Galinhas (PE), a 12ª edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista. Renomado evento da classe, o evento espera receber mais de mil participantes. Diversas personalidades da área contábil já asseguraram presença nos painéis e palestras. Além disso, haverá também atrações artísticas e um talk show.
Mais informações podem ser obtidas aqui
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.