Por Comunicação CFC
Inovação e tecnologia aplicadas à área contábil. Mais de dois mil estudantes e profissionais se reuniram para uma verdadeira imersão de conhecimento durante o 6º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo e o 4º Encontro Nacional de Jovens Lideranças, realizados neste sábado (15). Organizados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os eventos aconteceram na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP).
Durante a abertura, a presidente do CRCSP, Márcia Alcazar, destacou que “o profissional da contabilidade deve estar antenado neste tempo em que a tecnologia já faz parte das empresas de contabilidade”. Além disso, Alcazar incentivou os jovens a se atreverem mais, “sendo multifuncionais e sem medo da disruptura”.
Com o momento delicado em que o País vive, o vice-presidente do CFC Joaquim Bezerra destacou a importância do profissional da contabilidade para um Brasil menos corrupto. “Nós temos defendido que se há uma solução para o nosso País, ela passa pela nossa profissão”, disse. “Porque por trás dos 26 Estados e do Distrito Federal, dos 5.600 municípios, dos mais de 10 milhões de empresas e dos mais de 205 milhões de brasileiros, há sempre uma necessidade em comum: a contabilidade”, destacou o vice-presidente.
Inovação Disruptiva
Logo no início do evento, Arthur Igreja, um dos A’s da plataforma AAA, levou o público a se conectar com o mundo da inovação. Entre os temas, transformação digital e economia compartilhada, trazendo novos conceitos aplicados à contabilidade.
“Inovação nos negócios é perceber os pequenos sinais comportamentais. A mudança de comportamento é algo que surte efeito nos negócios”, destacou Igreja. “Use toda a tecnologia a seu favor e volte o seu olhar para a mudança comportamental do seu cliente. Para ter um negócio, você precisa ficar ligado 24h no seu cliente e precisa criar e oferecer serviços com a cara do usuário”, completou.
“A palestra mudou bastante a nossa cabeça e nos deu uma direção para saber e entender o que a gente vai fazer com o diploma e o registro em mãos”, revelou a estudante Daniela Silva, de 24 anos. “Percebi com o Arthur que não dá para se acomodar, temos que buscar cada vez mais conhecimento”, completou seu amigo, Luís Marcelo, de 25 anos, que cursa o 5º semestre de Ciências Contábeis.
Desafios do jovem contábil
Mediado por Bruna Rauen, especialista em Contabilidade Digital e Marketing Digital Aplicado à Contabilidade, o painel ”Jovens Contadores Conectados com a Tecnologia e Empreendedorismo” trouxe para o público os desafios para uma carreira sólida e criativa.
“É motivador saber que o Sistema CFC/CRCs realiza eventos como este que promove a interação dos jovens profissionais e estudantes de Ciências Contábeis para a valorização da classe contábil”, ressaltou Bruna.
O assunto foi debatido por Valter Aquino, Ahmed Samer El Khatib, Rogério Rodrigues e Joaquim de Alencar Bezerra Filho.
Inspiração para vencer os obstáculos
Carreira bem sucedida, conhecimento e muita motivação para se tornar um profissional pronto para o mercado de trabalho. Encerrando as atividades, o cofundador do WeMentor e o diretor executivo (CEO, sigla em inglês) e sócio do Instituto Gente, Arthur Shinyashiki, deixou o público inquieto durante sua palestra.
Shinyashiki explicou para os jovens a importância de terem suas alto performances trabalhadas para terem seus objetivos alcançados. “Quando você olha, a maioria das pessoas vão passar a vida sem realizar o sonho delas e isso é muito triste. Imaginar que a maioria das pessoas desejam algo, querem algo do fundo do coração, mas não vai acontecer”, lamentou. “As pessoas precisam entender a necessidade de ter a capacidade de se colocarem no topo do seus jogos, principalmente nos momentos importantes”, reforçou ele.
Para a presidente do CRCSP, tecnologia e contabilidade andam juntas e as disrupturas digitais fazem parte da realidade do cotidiano dos profissionais. “Precisamos estar atentos às novidades e sempre abertos a novos conhecimentos, afinal, nosso trabalho contribui para o desenvolvimento das empresas e do nosso País”, encerrou Alcazar.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.