CRCPE realiza 1ª edição de seminário para peritos contábeis em Pernambuco

Por Comunicação CRCPE

Evento em parceira com a APJEP lotou o auditório da Academia Pernambucana de Letras

Mais de 200 pessoas, entre contabilistas, estudantes e profissionais de diversas áreas lotaram o auditório da Academia Pernambucana de Letras (APL), no bairro das Graças, na noite de 26 de outubro, durante a primeira edição do “Seminário Pernambucano de Perícia Contábil - Analisar para esclarecer, esse é o caminho”, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) e pela Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Pernambuco (APJEP), com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam).

mesa-Sandra

Em seu discurso, o presidente do CRCPE, contador José Campos lembrou que o evento havia sido uma promessa de campanha que com muita satisfação estava sendo cumprida. “Sabemos da real necessidade de atualização dos peritos contábeis para que estejam sempre aptos a exercerem a função, por isso eventos como esse fazem parte da nossa programação e estarão cada vez mais inseridos nos nossos planos de ação”, declarou.

O presidente da APJEP, Clenilson Lima de Souza, ressaltou a importância do seminário. “Saímos dos nossos escritórios para ouvir profissionais que dominam temas essenciais para o nosso ofício”, concluiu.

Palestras

A juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE) da 6ª Região, Andréa Keust Bandeira de Melo, com o tema “O novo CFC, a perícia e o perito”, falou sobre prova pericial, o novo Código de Processo Civil (CPC), cadastro de peritos, prazo designado pelo juiz, honorários periciais no novo CPC, e dentre as mudanças trazidas pelo Novo Código do Processo Civil (NCPC), o tempo para a entrega do laudo pericial, onde de acordo com o artigo 471, peritos e assistentes técnicos oferecerão pareceres no prazo comum de 10 dias após a apresentação do laudo, independentemente da intimação.

Já a presidente da Febrapam e coordenadora da Comissão de Estudos do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC, contadora Sandra Maria Batista, detalhou “Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis e as responsabilidades de Peritos no Novo Código de Processo Civil”, desde o contrato contextualizando à prova pericial contábil no CPC para nivelamento, risco e oportunidade de mercado, cadastro, prova consensual e simplificada. A especialista também falou sobre métodos de raciocínio lógico na perícia e as responsabilidades legais para a atuação profissional em perícia contábil.

O evento teve como moderador o mestre em Ciências Contábeis e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Cézar Ferreira de Souza. Na ocasião, Paulo Cézar, que também é conselheiro do CRCPE, conduziu um enriquecedor momento de interação entre o público e as ilustres palestrantes. Um sorteio de brindes da empresa parceira Qualicorp, seguido de um coquetel encerraram as atividades da noite.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.