Ministro do TSE confirma participação no Seminário de Prestação de Contas Eleitorais

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Tarcísio Vieira fará palestra no evento que espera receber cerca de 200 participantes

 

Em audiência realizada no último dia 6 de junho, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra, esteve com o ministro Tarcísio Vieira para tratar sobre o Seminário de Prestação de Contas Eleitorais, que acontece no próximo dia 20, na sede do CFC, em Brasília (DF).

Na oportunidade, o vice-presidente Joaquim fez um convite ao ministro Tarcísio para participar do Seminário que prontamente aceitou à solicitação. Vieira destacou que irá reforçar com o ministro Luiz Fux a participação dos servidores do Tribunal no evento.

Na pauta, além da prestação de contas, foi discutido também o processo eleitoral. Joaquim reforçou que durante as Eleições, o CFC estará à disposição do TSE para contribuir com a fiscalização de prestação de contas e com a capacitação dos profissionais da contabilidade, do direito, tesoureiros de partidos políticos, diante das novidades que a legislação trouxe com a nova resolução do TSE, a exemplo do financiamento de campanha, o crowdfunding.

Ainda, segundo Joaquim, é do entendimento do CFC e do TSE que há um risco no que diz respeito às arrecadações. “É preciso que as entidades, como o Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), fiscalizem e estejam atentas a esse financiamento coletivo, em que há risco de lavagem de dinheiro”, pondera Bezerra. No seminário, o ministro Tarcísio Vieira irá ministrar a palestra “Os Desafios da Justiça Eleitoral de 2018”.

Sobre o Seminário

O evento, que acontece no dia 20 de junho, tem o objetivo incentivar o controle social, e espera receber mais de 200 profissionais. “A ideia é formar multiplicadores no evento para que eles levem conhecimento para os seus estados”, avisa o coordenador da Comissão instituída pelo CFC, João Altair.

A disputa eleitoral ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno e, no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais, estaduais e distritais.

Para saber mais sobre as inscrições e a programação do Seminário clique aqui.