Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional: conheça José Donizete Valentina e as metas para o biênio 2024-2025

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já iniciou oficialmente as atividades sob a liderança do seu novo Conselho Diretor, centrado em objetivos estratégicos no biênio 2024-2025. Dentre os vice-presidentes desta gestão, destaca-se o contador José Donizete Valentina, encarregado de conduzir a área de Desenvolvimento Profissional.

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional José Donizete Valentina .

“A minha trajetória na contabilidade iniciou quando trabalhei como office boy em uma entidade, e foi dentro dela que comecei o meu interesse pela contabilidade, ao trabalhar no departamento contábil”, explicou Donizete. Sua formação técnica em Contabilidade foi apenas o prelúdio para uma trajetória que o levou a cursar bacharelado em Ciências Contábeis na PUC Campinas. Aos 24 anos, já gerenciava o setor contábil de uma multinacional alemã, aventurando-se ainda na programação de sistemas e, posteriormente, fundando sua própria empresa.

Ao longo dos anos, Donizete desenvolveu um trabalho voltado à área educacional e contribuiu ativamente para a formação pedagógica de professores em cursos de Ciências Contábeis. Além de liderar sua empresa de contabilidade, ele se envolve na vertente de auditoria como parecerista e gerencia uma start-up focada em tecnologia, especificamente em ativo imobilizado utilizando radiofrequência e nuvem. Ele ressalta que a Contabilidade está em constante evolução: “Minha trajetória me trouxe até este momento. Devemos entender que a Contabilidade é uma ciência que evolui, então exige pessoas que estudam muito, que entendem bastante, e que se atualizem e, por esse motivo, gosto de atuar também na tecnologia”.

A Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional do CFC tem papel fundamental para assegurar, de forma democrática, a atualização que o profissional da contabilidade necessita no âmbito do mercado de trabalho. A equipe, liderada por José Donizete, é composta por contadores com currículos notáveis, todos comprometidos com a expansão da educação profissional continuada. “Estou sendo reconduzido a esta função, junto com o presidente Aécio Dantas, para que possamos continuar com a nossa atuação na pasta de Desenvolvimento Profissional. Vejo a educação profissional continuada, nos atuantes da contabilidade, como um dos pilares em que podemos depositar esperança na continuidade qualificada, e de toda e qualquer melhora que podemos realizar na profissão”, disse José Donizete.

Para os próximos dois anos, o foco será a expansão dos esforços, além da educação profissional obrigatória, o que abrange o aprimoramento das diretrizes curriculares e da formação. Donizete afirma: “Temos que trazer e formar novos profissionais dentro de um perfil mais atualizado e mais focado no presente e no futuro. Então, esta gestão tem a missão de trazer uma educação profissional continuada mais democrática. É uma bandeira do CFC levar a educação profissional para todos que atuam na Contabilidade, de forma igualitária, em todo o país”.

👉 Conheça a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional, clique aqui.