Mais de 2 mil pessoas participam da abertura on-line do XII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis

Por Thatyane Nardelli
Comunicação CFC

O isolamento social exigido para o enfrentamento do novo coronavírus trouxe mudanças e adaptações para a vida pessoal e profissional. A educação a distância passou a ser a única opção viável durante a pandemia de Covid-19.  Nesta terça-feira (29), reunindo mais de 2 mil inscritos, teve início o XII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (XII ENCPCCC), realizado pela primeira vez na modalidade on-line, para debater o tema “A evolução do pensamento contábil superando adversidades”, uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC),em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).O evento contou com o apoio do Sistema CFC/CRCs e Academias Regionais de Ciências Contábeis.

Presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda

A abertura do evento contou com a presença do presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda;da presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), presidente da Academia Brasileira de Ciencias Contábeis e Coordenadora da Comissão de Ensino do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio PradoDantas Júnior; e dodiretor-presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), José Eliseu Feres de Almeida.

A primeira edição na modalidade on-line do XII ENCPCCC atingiu um grande marco: mais de 2 mil participantes prestigiaram o evento. Um público recorde, o que comprova a eficiência da tecnologia em prol da classe contábil e do ensino superior.

“Nesses 75 anos de história, nós tivemos mudanças significativas no ensino da Ciência Contábil, o que faz com que o curso seja o 4º mais procurado entre universidades presenciais e a distância”, lembrou o presidente o CFC, Zulmir Breda. “Chegamos à 12º edição cumprindo nossa missão, que é a de evolução do pensamento contábil, aperfeiçoar os métodos de ensino e promover a pesquisa em Ciências Contábeis, usando, inclusive, as ferramentas tecnológicas disponíveis”, ressaltou Breda.

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgados em 2018, o curso de Ciências Contábeis ocupa a quarta posição entre os mais procurados. Atualmente, das 2.364 instituições de ensino superior do País, quase a metade oferta a graduação. Para o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, a graduação é o primeiro passo de um caminho de aprendizado que deve ser contínuo e atualizado. Segundo ele, o mercado tem demandado um novo tipo de profissional, com currículos que trazem conhecimentos como inteligência emocional, inovação tecnológica, algoritmos, busiiness intelligence, ciência de dados e planejamento estratégico. “Isso porque o profissional da contabilidade está à frente no gerenciamento dos negócios, por isso, é necessária a atualização do ensino contábil”, destaca.

“A boa formação do profissional da contabilidade é fundamental para o reconhecimento da nossa profissão e é dessa forma, por meio de eventos como esse, que nos aproximamos das instituições de ensino para caminharmos e atualizarmos cada vez mais o nosso curso. São os professores e coordenadores, apenas eles, que são capazes de transformar a nossa profissão”, lembrou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Dantas.

Presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim

A presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, lembrou que “o objetivo desse encontro, desde 2006, é mobilizar e congregar legítimas entidades representativas da classe contábil e o corpo acadêmico das instituições de ensino superior em busca de um melhor ensino e de um maior aprimoramento profissional”.  

Já o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira, destacou o trabalho da contadora Maria Clara Bugarim quando presidente do CFC e pioneira na idealização do Encontro Nacional de Professores e Coordenadores do curso de Ciências Contábeis. “Lembro-me da sua postura visionária quando decidiu plantar a semente desse evento, em 2006, e como é emocionante presenciar a sua consolidação. Um encontro que reúne doutores e mestres para o aprimoramento, a construção e evolução do saber contábil.  E isso é muito gratificante”, ressaltou o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório.

Para o diretor-presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), José Elias Feres de Almeida, são em oportunidades como a do encontro de coordenadores, congressos, cursos de extensão e capacitação que os profissionais e docentes atualizam-se e entram em contato com o que está surgindo de novo nos campos da teoria e da prática. Segundo ele, as gerações estão mudando e é preciso aperfeiçoamento e adaptação à nova realidade, para que tenhamos um ambiente mais transparente e mão de obra estratégica e qualificada. “Na minha visão, com mais de 15 anos envolvidos com a academia e a pesquisa científica e sempre buscando ter contato e aproximação com a prática do mercado e em contato com profissionais e empresários, percebo que uma profissão se desenvolve e aumenta seu statusna sociedade na medida em que seu arcabouço científico se expande (fronteira do conhecimento) e se aprofunda (capacidade da teoria explicar a prática) ao mesmo tempo”, ressaltou.

Programação

O XII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis acontecerá até 30 de setembro, das 15h às 18h, através da ferramenta Zoom e será transmitido simultaneamente no canal do Youtube da Abracicon (acesse aqui).

O evento é pontuado no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Acesse a programação aqui.