Ifac: Até que ponto os contadores estão envolvidos na redução das emissões de CO2? Resultados de uma pesquisa holandesa

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) publicou em seu website os resultados de um estudo, realizado por pesquisadores holandeses, que fornecem uma visão sobre o envolvimento atual de contadores na redução dos gases de efeito estufa.

De acordo com a publicação da Ifac, em janeiro de 2020, a Royal Dutch Association of Accountants (NBA) publicou uma Carta Pública - “O clima é uma preocupação financeira” -, declarando que a questão das mudanças climáticas deve receber a mais alta prioridade estratégica.

A pesquisa atual mostra que ainda há muito trabalho a ser feito.

O estudo foi dirigido a cerca de 9.000 contadores externos, também conhecidos como contadores de prática pública. Um grupo representativo de 228 profissionais respondeu ao questionário. Também foram consideradas as visões pessoais e o conhecimento que os contadores possuem sobre o clima e os acordos, leis, regulamentos e métodos associados.

Entre as principais conclusões do estudo, consta que “os contadores estão engajados nas questões climáticas apenas até certo ponto, mas desejam desempenhar um papel mais importante. A maioria espera que a oferta de serviços nesta área aumente”.

Outra conclusão da pesquisa é que “o tema das emissões de CO2 não é destacado por três quartos dos clientes e contadores. A maioria dos entrevistados acredita que as organizações devem abordar esse tópico em suas análises de risco. Em geral, os clientes não incorporam CO2 na análise de risco”.

Para conhecer todos os resultados encontrados na pesquisa e as recomendações feitas, acesse a notícia da Ifac AQUI.