Apoiando o setor público: como as organizações contábeis estão fazendo a diferença

Por Comunicação do CFC
Colaboração Simone Kuperchmit

A pandemia do coronavírus trouxe grandes desafios para o setor público, e este cenário está longe de terminar. Muitos governos em todo o mundo já estão enfrentando alterações nos orçamentos à medida que a pandemia avança. Ainda são necessários esforços governamentais, como o estímulo fiscal, para sustentar os serviços públicos e a economia, bem como apoiar diretamente os cidadãos.

Somam-se a isso diversas questões, como as interrupções causadas pelas mudanças climáticas e outras catástrofes, que exigem investimentos públicos contínuos. Além disso, a necessidade de reagir rapidamente a tais emergências demonstrou que há ineficiências, não apenas em nações em desenvolvimento, mas até mesmo em países com instituições e estruturas regulatórias supostamente robustas.

Como destacado no artigo da Confederation of Asian and Pacific Accountants (Capa, na sigla em inglês) publicado no Ifac Knowledge Gateway em julho de 2021: "...as intervenções governamentais devem ser ágeis para enfrentar as condições sanitárias, sociais e econômicas... isso tem desafiado a capacidade do governo de administrar os recursos de forma transparente e responsável". E essa preocupação não é só nossa.

Liderança no setor público

A Capa tem sido uma defensora de longa data da importância da Gestão Financeira e Patrimonial (GFP) de alta qualidade. Ressaltando este assunto que faz parte da missão da Confederação, focamos na última década no desenvolvimento de uma liderança voltada para o setor público para ser utilizado por organizações profissionais de contabilidade (PAOs, na sigla em inglês).

A Capa lançou publicações neste sentido, a exemplo de "Organizações Profissionais de Contabilidade – Engajamento com o Setor Público", publicada em 2019, e, em 2021, 'Professional Accountancy Organisations – Extending Activities into the Public Sector (Organizações Profissionais de Contabilidade – Ampliação das Atividades no Setor Público).

A matéria original traz estudos de caso e demonstra como as PAOs podem fazer a diferença neste campo.

Veja a matéria completa aqui.

Fonte: site da Ifac