Ação socioambiental abre atividades da primeira edição do Conexão Contábil

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A primeira edição do Conexão Contábil, etapa Nordeste, foi aberta, na manhã desta quarta-feira (11), por uma ação socioambiental de plantio de mudas de Ipê-amarelo-flor-de-algodão (Handroanthus serratifolius) no Viveiro da Zona Leste, Parque de Reflorestamento, em Teresina (PI).

A iniciativa foi apoiada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina, que doou 100 mudas de espécies variadas para a criação do “Jardim da Contabilidade”. A ação faz parte de um projeto da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon), “Meio Ambiente em Foco”, que visa disseminar ações de responsabilidade ambiental, junto com as entidades parceiras da classe contábil.

As árvores foram plantadas por representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), dos Conselhos Regionais de Contabilidade dos estados do Nordeste, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), da Fundação Brasileira de Contabilidade e da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon).

Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Teresina, Luis André, também para parabenizou a ação e destacou o seu apoio à inciativa da classe contábil às ações de sustentabilidade. “Acabei de assumir o cargo e entendo que o tema da sustentabilidade ambiental caminha de mãos dadas com a contabilidade.  A cidade precisa de atenção, e o meio ambiente de cuidado. Esse é o nosso objetivo e estaremos de mãos dadas com a contabilidade piauiense nessa missão”, declarou.

Na sequência, o presidente do CFC, Aécio Dantas, falou sobre a importância da ação e alertou acerca da necessidade de conscientização coletiva da preservação do meio ambiente. “Temas ambientais, sociais e de governança revolucionaram as atuais discussões do momento. Não conseguimos mais avançar se não tivermos responsabilidade coletiva com os problemas mundiais, e a preservação do meio ambiente é prioridade. Portanto, iniciativas como essa são louváveis e sempre terão o apoio da classe contábil”, afirmou.

Ao falar sobre a ação, a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, ressaltou o empenho da entidade em manter a profissão contábil atualizada com os anseios da sociedade. “Assim como o mercado de trabalho, a academia também anda de mãos dadas com a busca de soluções para o desenvolvimento sustentável global. Buscamos o entendimento e a pesquisa sobre como a contabilidade pode auxiliar na transformação e na construção de um mundo melhor”, ponderou.

Já o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e presidente da Apicicon, Joaquim Bezerra de Alencar, falou sobre a atuação da Academia nas pautas de sustentabilidade, em especial na realização da ação de hoje. “Temos trabalhado em várias frentes para promover a sustentabilidade, pois entendemos a importância do tema para o atual momento em que vivemos. E o projeto Meio Ambiente em Foco visa oportunizar pequenas ações que mobilizem a classe contábil, bem como a sociedade em geral, para a mudança de atitude e de consciência ambiental coletiva. Só assim poderemos alcançar a transformação que tanto almejamos.

O vice-presidente Administrativo e Financeiro do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), Carlos Lustosa Filho, destacou o protagonismo da capital nas ações ambientais. “Teresina é conhecida como a cidade verde e temos muito orgulho desse adjetivo. Portanto, é uma honra para nós recebermos essa iniciativa que marca o início de uma nova era, a era da consciência ambiental coletiva.”

Conexão Contábil - É uma série de eventos, realizada, gratuitamente, com pontuação no Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), de forma híbrida, em todas as regiões do país, a partir de maio de 2022, com o lançamento na cidade de Teresina (PI), nos dias 11 e 12.

Serão 12 ecossistemas que trazem as áreas de educação, auditoria, perícia, contabilidade pública, tecnologia, gestão e sustentabilidade, terceiro setor, contabilidade rural e agronegócio, tributário, internacionalização, diversidade-inclusão e empreendedorismo e que deverão ser abordados de acordo com a necessidade de capacitação dos profissionais de cada local.

A primeira edição do Conexão Contábil será realizada no Uchôa Teresina Hotel, localizado na Rua Barão de Uruçuí, 340, no bairro Noivos, em Teresina (PI), e será transmitido do local, via plataforma Zoom, para todo o país. Confira a íntegra da programação clicando aqui.