Manual para Experiências de Ensino e Aprendizagem

Elementos conceituais e metodológicos

Do Objetivo:

1. Compartilhar vivências e situações acadêmicas do processo de ensino e de aprendizagem em Contabilidade.

Dos Autores:

1.  Pesquisadores, professores e acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Do Conteúdo:

1. Deve apresentar, obrigatoriamente, uma situação ou uma questão crítica, envolvendo os processos de ensino e aprendizagem em Contabilidade, por meio de relatos de experiências, soluções teóricas e opiniões, que devem atender aos requisitos de atualidade, ineditismo e tempestividade do assunto apresentado.

Das Áreas Temáticas:

Dentre as áreas temáticas sugeridas, destacam-se:

  • elementos fundamentais do processo educacional;
  • agentes envolvidos no processo educacional;
  • modelos, métodos, estratégias, técnicas e instrumentos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem; e
  • práticas de avaliação (docente, discente e institucional).


DOS CRITÉRIOS FORMAIS E METODOLÓGICOS

Do processo de Avaliação pelos Pares:

1) Os trabalhos devem ser inéditos e não estarem em processo de avaliação em nenhum outro periódico. Aqueles decorrentes de trabalhos já publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, etc., são considerados inéditos, desde que devidamente comunicado no momento da submissão.

2) A avaliação tem como objetivo ajudar os autores a melhorarem os trabalhos apresentados, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável. O processo de avaliação é composto por duas etapas:

•  A primeira etapa compreende o desk review, em que o coordenador do Conselho Editorial da RBC analisa se o trabalho está em condições de entrar em processo de avaliação. Caso seja considerado apto, o trabalho prosseguirá no processo de avaliação. Caso contrário, será considerado desk reject .

•  A segunda etapa consiste na avaliação do trabalho por meio de um processo double blind review (autores e avaliadores não são identificados).

3) Os autores podem verificar as etapas do processo de avaliação no site da Revista. Estima-se um prazo total de 90 dias para a emissão do primeiro parecer sobre o texto.

4)  O autor, após receber as recomendações de ajustes, terá o prazo de 30 (trinta) dias para realizar as devidas alterações e encaminhar o trabalho para uma nova análise do Conselho Editorial da RBC. O não cumprimento desse prazo implica a retirada do trabalho do processo de avaliação e publicação.

Dos Requisitos:

1.  A avaliação das Experiências de Ensino e Aprendizagem considerará, primordialmente, os seguintes aspectos:

i.   Importância do tema

ii.  Ineditismo do trabalho

iii. Relevância, consistência e contribuição do relato para o desenvolvimento do conhecimento contábil e de gestão

iv. Qualidade da redação e organização do texto

v.  Qualidade da exposição, análise e discussão dos dados

vi. Considerações finais com fundamento e coerência

2. Considera-se o processo de avaliação como uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos textos. Por esse motivo, os membros do Conselho Editorial são incentivados a apresentar, além de parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo.

3. Os articulistas deverão preencher declaração de submissão de artigo disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade (cfc.org.br), no ícone “RBC”, e enviá-la em arquivo suplementar no ato de submissão do artigo.

Declaração de Submissão de Artigo

Do Formato:

1) Os trabalhos submetidos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. O processo de submissão obedecerá às seguintes normas:

  • o editor de texto aceito é o Word 6.0 ou superior;
  •  fonte: Arial, tamanho 11;
  • espaçamento entre linhas: simples;
  • alinhamento justificado;
  • margens: superior e esquerda: 3cm; margens inferior e direita: 2cm;
  • número de palavras, incluindo título, texto, referências e ilustrações: - entre 500 e 3.000 palavras (de uma a cinco páginas);
  • as citações devem ser feitas no corpo do texto no sistema autor-data, incluindo os números de páginas (quando for o caso), conforme norma da ABNT em vigor;
  • as referências completas das obras citadas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, conforme norma da ABNT em vigor;
  • as ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas, devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT em vigor, sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte;
  • caso haja ilustrações importadas de outros programas, o arquivo de origem também deverá ser enviado; e
  • notas de referência e de rodapé devem ser evitadas. As notas estritamente necessárias devem ser numeradas, sequencialmente, no corpo do texto e inseridas no final do texto.

2) O trabalho deverá ser submetido em um arquivo contendo o texto, com as características descritas a seguir:

  •  na primeira página, deverá constar o título (em português, espanhol ou inglês, quando for o caso); e
  • para garantir o anonimato do processo de avaliação, o arquivo não deverá conter qualquer identificação de autoria no corpo do trabalho nem nas propriedades.

3)  Os autores deverão preencher a declaração de submissão disponível nos site da Revista e do Conselho Federal de Contabilidade (cfc.org.br) no ícone RBC e enviá-la em arquivo suplementar no ato de submissão do trabalho.

4)  As Experiências de Ensino e Aprendizagem deverão ser submetidas na base SEER no site htpp://rbc.cfc.org.br, em um arquivo contendo o texto, sem identificação de autoria e obedecendo à seguinte estrutura:

  1. Título.
  2. Resumo (máximo de cinco linhas).
  3. Texto, destacando, no mínimo: introdução, desenvolvimento e considerações finais.
  4. Referências (quando for o caso).