Parcerias Internacionais

Principais Parcerias Internacionais do CFC         

A tabela a seguir apresenta as principais organizações com as quais o CFC atua, detalhando o que são, suas missões, o papel do Brasil e o impacto de cada parceria:

OrganizaçãoO que éMissãoParticipação do BrasilImpacto no Brasil
IFAC (International Federation of Accountants)A maior representação global da profissão contábil, reunindo mais de 180 membros de 135 países. Abriga o IPSASB – International Public Setor Accounting Standards Board e o IPAE (International Panel on Accountancy Education).Fortalecer a profissão contábil ao apoiar o desenvolvimento de normas técnicas e profissionais de alta qualidade, fornecer apoio e suporte à profissão para adoção dessas normas, e fornecer à profissão atualização e ferramentas técnicas e profissionais de qualidade que permitem a evolução e aperfeiçoamento, com foco no futuro da profissão.O CFC é membro ativo e colabora na implementação de normas, incluindo normas de Auditoria, Contabilidade Pública e o Código de Ética.Promove a convergência das normas nacionais com os padrões internacionais, conferindo credibilidade e consistência às demonstrações contábeis.
CILEA (Comité de Integración Latino Europa-América)Conecta organizações contábeis da Europa e América Latina.Promover intercâmbio técnico e inovação entre países membros, discutindo desafios regionais.O CFC participa como membro para compartilhar boas práticas e influenciar a convergência regulatória.Contribui para o alinhamento técnico com demandas regionais, ampliando oportunidades e cooperação internacional.
AIC (Asociación Interamericana de Contabilidad)Representa mais de 20 países das Américas, promovendo integração regional.Estimular o desenvolvimento técnico, ético e educacional na região.O CFC compartilha experiências e se alinha às iniciativas regionais da AIC.Fortalece a profissão contábil ao adaptá-la às práticas de países da região e às exigências locais.
GLENIF (Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera)Representa a América Latina nas discussões sobre normas emitidas pela IFRS Foundation.Atuar como elo técnico e institucional da América Latina como IASB, assegurando que as especificidades da região sejam consideradas na emissão e aplicação das normas internacionais.O Brasil exerce papel ativo no GLENIF por meio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS).Adapta as IFRS à realidade local, promovendo competitividade e alinhamento internacional.
IESBA (International Ethics Standards Board for Accountants)Responsável pelo Código de Ética para Contadores.Garantir padrões éticos que promovam integridade, competência e independência na contabilidade e nos reportes de sustentabilidade.O Brasil adota o Código IESBA como base para o alinhamento ético da profissão.Eleva a confiança do mercado nos contadores brasileiros e aprimora a responsabilidade ética na profissão.
IAASB (International Auditing and Assurance Standards Board)Desenvolve as Normas Internacionais de Auditoria - Standards on Auditing (ISAs).Promover auditorias de alta qualidade, consistência e confiabilidade global.As Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria (NBC TAs) seguem os padrões e são convergentes às Normas emitidas pelo IAASB.Padroniza a auditoria no país, fortalecendo a consistência confiabilidade e transparência das demonstrações contábeis.
IFEA (International Foundation for Ethics and Audit)Promove o interesse público globalmente por meio do desenvolvimento e implementação de padrões independentes e de alta qualidade relacionados à ética, auditoria e asseguração. Abriga o IESBA e o IAASB.Garantir que práticas de auditoria e ética corporativa sejam respeitadas e seguidas, contribuindo para um ambiente de negócios mais sustentável e responsável.O Brasil atua no aperfeiçoamento e convergência de normas locais com os padrões globais, incluindo as Normas Internacionais de Auditoria (ISAs) e o Código de Ética  para Contadores (IESBA Code of Ethics).A convergência com padrões internacionais melhora a qualidade das auditorias no Brasil, reduzindo o risco de fraudes financeiras e promovendo a conformidade global. As diretrizes da IFEA incentivam uma maior adesão aos princípios éticos por parte dos contadores e auditores brasileiros, elevando o nível de governança corporativa no país.
IPSASB (International Public Sector Accounting Standards Board)Órgão internacional, vinculado ao IFAC que desenvolve normas de contabilidade e sustentabilidade para o Setor Público.Trazer as entidades governamentais para o mesmo nível de transparência requerido no setor privado.O Brasil tem participado ativamente nos debates e na adoção das normas do IPSASB. Essa atuação envolve tanto a contribuição técnica nos processos de consulta pública promovidos pelo IPSASB quanto a implantação gradual dos princípios das normas IPSAS no contexto nacional, adaptando-os à realidade jurídica, cultural e fiscal do país.Os cidadãos e stakeholders, como investidores, organizações internacionais e entidades de fiscalização, passam a ter uma visão mais ampla e precisa da gestão dos recursos públicos no Brasil.
IPAE (International Panel on Accountancy Education)Órgão internacional, vinculado ao IFAC, que se concentra em fortalecer a educação contábil, promovendo sua relevância e adaptação contínua às transformações tecnológicas, econômicas e sociais.Promover a excelência global na educação contábil, garantindo que os profissionais da área possuam as competências, conhecimentos e ética necessários para atender às expectativas das economias globais.Por meio de suas entidades representativas, o Brasil participa do desenvolvimento de estratégias do IPAE.Transforma a educação contábil, elevando os padrões de capacitação, promovendo a mobilidade internacional e aprimorando as práticas contábeis tanto no setor público quanto no setor privado.
Fonte: Elaborado pela DIEPG/CFC

Entidades Internacionais com que o CFC mantém relacionamentos institucionais

O CFC também manter relacionamentos institucionais com as entidades destacadas na tabela a seguir:

OrganizaçãoO que éMissãoParticipação do BrasilImpacto no Brasil
ACCA (Association of Chartered Certified Accountants)Organização global focada na qualificação e educação profissional em contabilidade.Capacitar profissionais qualificados e promover boas práticas contábeis globalmente.Profissionais brasileiros podem obter certificações ACCA.Promove reconhecimento e competitividade global para contadores brasileiros.
EFRAG (European Financial Reporting Advisory Group)Suporte técnico no desenvolvimento e na adoção das IFRS na União Europeia.Avaliar o impacto das IFRS e fornecer recomendações para melhorias nas normas.As reflexões do EFRAG servem de referência no Brasil, ajudando no alinhamento normativo.Empresas brasileiras que submetam relatórios a supervisores da União Europeia devem observar os critérios estabelecidos para a região.
Global Accounting Alliance (GAA)  Aliança formada por entidades contábeis líderes em todo o mundo, que representam mais de 1 milhão de contadores.  Promover a colaboração entre organizações contábeis, fortalecendo a profissão globalmente.  Embora o Brasil ainda não seja um membro oficial do GAA, a integração aos padrões globais de membros associados influencia as práticas contábeis locais.  Os profissionais brasileiros têm acesso a benchmarks globais e boas práticas disseminadas pelo grupo, melhorando sua competitividade internacional.  
GAFI (Groupe d'Action Financière)  Órgão intergovernamental que define padrões globais para o combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e outras ameaças financeiras.  Promover políticas e regulamentações para proteger o sistema financeiro global contra crimes financeiros.  O Brasil é membro do GAFI e adota suas recomendações na regulação dos setores financeiro e contábil, assegurando conformidade com padrões internacionais.  Os contadores brasileiros têm papel central na prevenção de práticas ilícitas ao analisar e controlar movimentações financeiras, garantindo transparência e protegendo a integridade do mercado.  
GAFILAT (Grupo de Ação Financeira da América Latina)  Organização regional composta por países latino-americanos que segue as diretrizes do GAFI, adaptando-as às realidades locais.  Fortalecer a cooperação entre países da América Latina no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.O Brasil está integrado ao GAFILAT, contribuindo no desenvolvimento de políticas regionais.  Profissionais contábeis brasileiros desempenham um papel relevante no cumprimento das obrigações de compliance, atendendo às legislações que visam combater crimes financeiros na região.  
IAIS (International Association of Insurance Supervisors)  Associação global que reúne reguladores de seguros e estabelece normas e melhores práticas para o setor.  Promover a estabilidade financeira ao fortalecer a regulação e supervisão do setor de seguros globalmente.  A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) representa o Brasil na IAIS, cooperando em discussões e implementações das melhores práticas no setor de seguros.  Os contadores são fundamentais para realizar análises financeiras e garantir que operadoras de seguros sigam os padrões internacionais de solvência e relatórios financeiros.
IASB (International Accounting Standards Board)Responsável pela emissão das Normas Internacionais de Contabilidade - International Financial Reporting Standards (IFRS), aplicadas ao reporte das informações contábeis.Produzir normas contábeis de alta qualidade permitindo harmonizar conteúdo dos relatórios contábeis mundialmente.O Brasil, por meio de resoluções CFC, busca adotar as IFRS de forma integral.Facilita comparabilidade de relatórios financeiros brasileiros no mercado global.
IFIAR (International Forum of Independent Audit Regulators)  O Fórum Internacional de Reguladores Independentes de Auditoria reúne autoridades de supervisão de auditoria de várias partes do mundo.  Fortalecer a supervisão de auditorias e contribuir para a qualidade das demonstrações financeiras globais.  O CFC e o IBRACON seguem práticas e diretrizes debatidas no IFIAR.  Profissionais de auditoria no Brasil se beneficiam das melhores práticas globais, promovendo maior credibilidade dos relatórios auditados nos mercados locais.
INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions)Reúne tribunais de contas e instituições de auditoria pública de diversos países.Promover transparência e prestação de contas nas administrações públicas.O TCU representa o Brasil, influenciando as práticas contábeis do setor público.Incentiva boas práticas de governança e controle no setor público brasileiro.
IOSCO (International Organization of Securities Commissions)  A Organização Internacional das Comissões de Valores, é a principal entidade global que estabelece padrões para regulamentação de valores mobiliários.  Garantir a proteção dos investidores, manter mercados justos e eficientes e promover a estabilidade do sistema financeiro mundial.  A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) representa o Brasil na IOSCO, reforçando práticas de governança e auditoria nos mercados de capitais locais.  Os contadores desempenham um papel-chave na preparação e auditoria de relatórios financeiros, alinhados aos padrões de transparência exigidos pela IOSCO.
IRCC (International Regulatory Cooperation Committee)  O Comitê Internacional de Cooperação Regulatória reúne reguladores globais que promovem a convergência de normas e supervisões no setor financeiro.  Promover consistência regulatória e cooperação em mercados interdependentes.  O Brasil é impactado indiretamente, adotando normas alinhadas às recomendações globais debatidas neste comitê.  Facilita que contadores trabalhem com informações financeiras que refletem uniformidade e clareza em mercados globais e locais.
ISSB (International Sustainability Standards Board)Responsável pela emissão das Normas internacionais de divulgação de sustentabilidade.Padronizar relatórios de sustentabilidade ESG de forma comparável globalmente de forma conectada à informação contábil.O Brasil acompanha a evolução das normas do ISSB por meio do CFC e do CBPS. O Brasil participa ativamente de dois Comitês do ISSB: o SSAF (Sustainability Standards Advisory Forum) e o IRCC (Integrated Reporting and Connectivity Council).Posiciona o Brasil como referência em práticas de sustentabilidade, com contadores liderando o atendimento a demandas globais.
ONU - Pacto Global / UNCTADPromove sustentabilidade corporativa e políticas comerciais globais.Incentivar práticas de ESG e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).O CFC estimula empresas brasileiras a adotar práticas de sustentabilidade alinhadas às recomendações da ONU.Capacita contadores a apoiar empresas na emissão de relatórios sustentáveis alinhados ao ESG e aos ODS.
UCALP (União de Contadores e Auditores de Língua Portuguesa)Reúne organizações contábeis de países lusófonos para intercâmbio técnico e cultural.Fortalecer os laços entre países lusófonos e promover alinhamento de práticas contábeis.O CFC é um dos membros mais influentes, contribuindo com expertise em normas internacionais.Fomenta a cooperação técnica entre países de língua portuguesa, facilitando a padronização de práticas.
UNCTAD – ISAR (Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards for Accounting and Reporting)Promove o equilíbrio dos mercados mundiais via práticas de reporte contábil, de sustentabilidade, governança corporativa e setor público utilizando as normas emitidas pelos órgãos normatizadores globais.Incentivo à adoção de normas globais de reporte financeiro e de sustentabilidade; bem como o aprimoramento da profissão contábil e melhores práticas de governança corporativa por parte de PMEs, empresas privadas e entidades públicasO Brasil participa das reuniões anuais e iniciativas do ISARO engajamento do Brasil com o ISAR estimula o fortalecimento da profissão contábil e o desenvolvimento de melhores práticas para PMEs e entidades governamentais, viabilizando maior acesso a mercados globais e fomentando o alinhamento das organizações nacionais aos princípios de sustentabilidade, responsabilidade e eficiência exigidos no cenário internacional.
UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development) Aliança Latino-AmericanaConferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, é um órgão da ONU focado em promover políticas que incentivem o desenvolvimento sustentável, o comércio internacional e a integração econômicapara países em desenvolvimento.A Aliança Latino-Americana, sob influência de iniciativas da UNCTAD, reúne países da região para fortalecer a governança econômica e fomentar a adoção de práticas contábeis alinhadas a padrões globais.Estímulo à adoção de práticas contábeis globais de sustentabilidade e relatórios financeiros;A participação do Brasil nas iniciativas da UNCTAD promove maior harmonização das práticas contábeis com padrões internacionais, aumentando a transparência nas demonstrações financeiras e reforçando a confiança dos mercados globais no país.
Fonte: Elaborado pela DIEPG/CFC