Pesquisa Acadêmica enviada em 15/01/2019

Nome: Gilberto Magalhães da Silva Filho

Formação Acadêmica: Doutorando em Contabilidade - PPGCC/UFPB

Titulação Acadêmica: Mestre em Contabilidade - UNB/UFPB/UFRN

Instituição Acadêmica: Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Tema da Pesquisa: Fatores que Motivam a Denúncia das Irregularidades Contábeis

Objetivo da Pesquisa: O objetivo geral deste estudo é verificar quais fatores podem explicar a intenção de Whistleblowing (denúncia) ou o silêncio conivente da fraude contábil por parte dos profissionais de contabilidade.

Justificativa da Pesquisa: A compreensão dos fatores que motivam a intenção de denúncia da fraude contábil pelos profissionais de contabilidade. Aprender mais sobre os fatores associados à denúncia no contexto da contabilidade é fundamental para se entender a complexidade do whistleblowing como um fenômeno e capacitá-lo como um mecanismo para descoberta de graves irregularidades. Os resultados do estudo podem demonstrar a importância da criação de canais de denúncia ou da implantação de incentivos financeiros por parte das organizações como forma de motivar os funcionários a denunciarem as irregularidades internamente.
Por fim, o estudo pode contribuir para o debate e desenvolvimento de políticas e práticas que encorajem o processo de whistleblowing pelos profissionais de contabilidade.

Link da Pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUKZfvFkXFHex2AMsmRKfB3kPt5KgA8nm2YwxK7wopKVlY9Q/viewform