Pesquisa Acadêmica enviada em 09/06/2021

Nome: ROBERTO DE ARAUJO VIEIRA

Instituição Acadêmica: MESTRADO PELA UERJ
FAZENDO DOUTORADO PELA UFPB

Tema da Pesquisa: Perícia Contábil e erros de trabalho: causas e consequências para os Peritos Contadores, pela ótica dos mesmos.

Objetivo da Pesquisa: Entender a visao dos PEritos Contadores sobre o erro na perícia.

Justificativa da Pesquisa: A importância da Perícia Contábil já é amplamente aceita por aqueles que atuam no âmbito da solução de conflitos, notadamente na esfera jurídica. Esta importância decorre, primordialmente, da capacidade que uma Perícia Contábil de qualidade tem de influenciar a tomada de decisão tanto do Juiz na esfera judicial, como de outras partes nas perícias extrajudiciais, carente que são para tal decisão, do conhecimento científico específico que o Perito Contador detém.
Contudo, é necessário ainda atuar para melhorar a qualidade do Laudo Pericial Contábil, devendo os Peritos Contadores desenvolver formas de combater os erros que eventualmente ocorram e que trabalham contra a relevância da Perícia Contábil. Esta busca de melhorar o processo e a qualidade do trabalho pericial, cuja ausência pode levar ao erro, precisa ser respaldada por estudos qualificados, ainda em pequeno número no Brasil.
Desta forma, conforme defendido por Marconi e Lakatos (1999), o desenvolvimento deste estudo é inicialmente, viável, pois abrange um universo onde a Perícia Contábil já atua e já é considerada relevante; em segundo lugar a temática é claramente capaz de trazer novos conhecimentos para o estudo da Perícia Contábil, em terceiro lugar é novo, pois além de estar adequado ao conhecimento cientifico atual visa inclusive aperfeiçoa-lo, se cabível; em quarto lugar é absolutamente exequível, pois é totalmente viável se chegar a uma conclusão válida; e por último, é oportuno por atender aos interesses dos Peritos Contadores, dos tomadores de decisão, dos demais clientes em potencial, além da sociedade como um todo.
Enfim, além de plenamente cabível e justificável, o estudo proposto torna-se mesmo absolutamente necessário para dar à Perícia Contábil e ao combate aos eventuais erros a justa atenção acadêmica, de forma a manter a importância que a Perícia Contábil que adquiriu na sociedade, por mérito próprio, ao longo dos últimos anos.

Link da Pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgmp0aiWgwUq82ypmQl4_nNATVrgiN3azoG0FY_3fDf3cgrQ/viewform