Zulmir Breda debate certificações para a área contábil em painel do XXI Congresso Internacional da Aeca

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, participou, na tarde de ontem, dia 22, do painel intitulado “Certificaciones profesionales, una necesidad: contexto nacional e internacional”, do XXI Congresso Internacional da Associação Espanhola de Contabilidade e de Administração de Empresas (AECA). Na oportunidade, o presidente explanou sobre as certificações necessárias ao exercício da profissão contábil e respectivas funções no Brasil.

Zulmir destacou que, no país, a profissão é regulamentada por lei federal há 75 anos, diferentemente da maioria dos países que não possuem essa exigência. “Essa é uma condição obrigatória para o exercício da profissão. É um pouco diferente da maioria dos países onde o registro profissional não é obrigatório, mas que, geralmente, o mercado exige dos profissionais essa certificação”, afirmou.

O presidente lembrou que desde o ano de 2010 o Exame de Suficiência, aplicado e regulado pelo CFC, é a porta de entrada para o exercício da profissão e que, para cada função, como auditoria, e suas vertentes, e perícia contábil, também se faz necessária a certificação para os referidos ofícios.

Na sequência das discussões, os palestrantes apresentaram um panorama das certificações na Espanha e falaram sobre as perspectivas e o futuro dessas creditações para a área da Contabilidade.   

Além do presidente Zulmir, participaram do painel os palestrantes Horacio Molina, da Secretaría del Experto Contable Acreditado ECA; Enrique Ortega, ex-membro do EFRAG Board e Iasb – Private Entities Working Group; Sonsoles Rubio, presidente do Instituto de Auditores Internos de España; e Montserrat Rubio, da Secretaría General del Instituto de Contabilidad y Auditoría de Cuentas (ICAC).

O XXI Congresso Internacional da AECA está sendo realizado no formato híbrido e reúne mais de 500 participantes em mais de 20 países do mundo todo. O evento tem como objetivo debater novos modelos de crescimento e de produção baseados na gestão sustentável, digitalização, inovação e internacionalização. O congresso acontece até amanhã, dia 24, e pode ser acessado pelo sítio da AECA: https://xxicongreso.aeca.es/.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.