Vice-presidente Técnico encerra o Seminário de Tecnologia do CFC

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O Seminário de Inovação e Tecnologia do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado com o apoio do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), de forma gratuita e virtual, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), foi encerrado com a participação do vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho.

“Este seminário tratou de temas muito relevantes não só para a classe contábil, mas para toda a sociedade”, afirmou Coelho, agradecendo aos membros da Comissão Permanente de Tecnologia do CFC pela organização do evento. Vinculada à Vice-presidência Técnica, a Comissão deverá realizar, periodicamente, novas edições do seminário.

O vice-presidente destacou que, atualmente, estamos na era da informação, na qual a troca instantânea de dados, proporcionada pelas facilidades tecnológicas, tornou-se um diferencial competitivo no mercado.

“Com a globalização da informação, empresas, pessoas, produtos e serviços podem estar a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo. Sendo assim, nos últimos anos, se tornou essencial o debate sistemático sobre a evolução tecnológica no meio empresarial e na vida das pessoas, e foi isso que fizemos aqui durante esses dois dias de seminário”, destacou Coelho, aproveitando para agradecer aos palestrantes e mediadores dos debates.

A transformação da contabilidade e do mundo das finanças pela tecnologia, de acordo com o vice-presidente Técnico do CFC, está otimizando e trazendo maior praticidade e celeridade aos processos, em especial na área de dados. “Todavia, esta troca instantânea de informações e as conexões remotas, podem abrir portas para ações criminosas no que se refere ao vazamento de dados. A todo momento, empresas tratam dados de extrema importância para seus clientes e é nesse ponto que entra a necessidade da proteção de dados e do tratamento ético e adequado”, argumentou Coelho.

O vice-presidente ressaltou ainda que o compromisso da profissão contábil com a ética ajuda os contadores a lidarem com “circunstâncias difíceis e incertas, em nível individual e institucional”. Para ele, a profissão precisa continuar contribuindo para as discussões sobre tecnologia e se inspirando em sua base ética.

Gravação do Seminário

Para assistir a todas as palestras do Seminário de Tecnologia do CFC, acesse o canal do CFC no YouTube: https://youtube.com/CFCBSB/.

.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.