Vice-presidente do CFC torna-se presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, tomou posse como presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon). A solenidade de posse da nova diretoria aconteceu nesta quarta-feira (11), em Teresina (PI), e reuniu representantes do Sistema CFC/CRCs e das Academias Estaduais de Ciências Contábeis, autoridades e profissionais da contabilidade de diferentes partes do país.

Vice-presidente do CFC, Joaquim Bezerra, toma posse como presidente da Apicicon.

Antes da cerimônia, Bezerra falou sobre o que representa se tornar presidente da academia nesse período pós-pandemia pelo qual o mundo passa. “Estar à frente da Apicicon, neste momento por que passa a Academia de Ciências Contábeis do Brasil e o estudo das Ciências Contábeis no país, sobretudo no momento pós-pandêmico, é uma grande responsabilidade. Eu tenho exercido a gratidão com os meus pares, meus confrades e confreiras, e dito a eles que a forma que eu tenho de retribuir é com muito trabalho, é me colocando à disposição para desenvolver projetos e ações que edifiquem a nossa academia, promovam a disseminação da ciência e a evolução das Ciências Contábeis e proporcionem uma grande contribuição da academia para a sociedade”, disse.

Durante o evento, foram apresentados os 30 acadêmicos da Apicicon e realizada a cerimônia de posse como acadêmico do contador Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, na cátedra de nº 27 – patrono Guilherme Steiner. Na ocasião, também ocorreu a posse do presidente eleito, Joaquim Bezerra, e da nova diretoria, composta pelos contadores José Corsino Raposo Castelo Branco, Valtemar de Andrade Braga, Gardênia Maria Braga de Carvalho e Antônio Luiz Soares Santos.

Em seguida, o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, e os ex-presidentes da autarquia, Maria Clara Cavalcante Bugarim, José Martonio Alves Coelho e Zulmir Ivânio Breda tomaram posse como acadêmicos honorários da Apicicon. Segundo descrição da Academia, é realizada a entrega das insígnias a personalidades, do mundo da contabilidade, pelo trabalho prestado à classe contábil brasileira.

Em seu discurso, Breda homenageou Joaquim Bezerra, que fez parte do Conselho Diretor de sua gestão quando foi presidente do CFC. “Temos um jovem dirigindo a Apicicon. Uma nova geração de bons valores à frente da nossa classe e isso é excelente. Significa que o projeto Jovens Lideranças Contábeis deu seus frutos. Precisamos de novos frutos para alcançamos novos patamares na sociedade, mas sempre lembrando de quem deixou um legado forte e consolidado”, afirmou.

A atuação do novo presidente da Apicicon como uma jovem liderança também foi lembrada por José Martonio. “Hoje é dia de enaltecer as Ciências Contábeis. É com gratidão e orgulho que parabenizo o presidente Joaquim que, quando o conheci, há 20 anos, era um jovem contador e lutava conosco pelo Exame de Suficiência, pois entendíamos que a sociedade precisava de profissionais qualificados. Lá, vislumbrei um líder que estava para acontecer. Por isso, sinto muito orgulho da concretização dessa previsão”, contou.

Presidente do CFC, Aécio Dantas, discursa na posse da Apicicon.

O atual presidente do CFC ressaltou o engajamento de Joaquim Bezerra com causas sociais, culturais e ambientais. Aécio Dantas também destacou o comprometimento do novo presidente da Apicicon com a Contabilidade durante toda a sua carreira, fazendo parte de entidades nacionais e internacionais da área contábil.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, deu ênfase à integração das entidades de classe da Contabilidade para o fortalecimento da profissão. A ex-presidente do CFC também elogiou os membros da academia piauiense. "Esta Apicicon é uma constelação porque, em cada um presente, nós temos líderes, profissionais que efetivamente estão devolvendo para a Contabilidade tanto amor, porque são lideranças e personalidades deste estado que se doam em prol de uma causa”, pontuou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.