Vice-Presidência de Fiscalização cumpriu metas e fortaleceu a atuação supervisória em 2024

Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

O ano de 2024 foi de grande êxito para as demandas da Vice-Presidência de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a começar pelo marco da publicação da Resolução CFC nº 1.721/2024, que atualizou as normas de prevenção à lavagem de dinheiro. Com a implementação da Abordagem Baseada em Risco, a norma passa a oferecer mais eficiência e rigor às práticas de compliance contábil.

No âmbito da qualificação profissional, a área superou a meta de capacitação de fiscais, ao promover 88 horas de treinamentos online pela COFIS e envolver quatro CRCs. E promoveu dois seminários nacionais em Brasília, atividades que integraram os CRCs e promoveram boas práticas em temas como inteligência artificial na fiscalização e auditorias independentes.

Neste ano foi concluído, ainda, o monitoramento e a avaliação das inspetorias presenciais iniciadas em 2023. Vale o destaque para o monitoramento contínuo em Pernambuco e Sergipe e a regularização completa em CRCs como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.