VI Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios é realizada em Curitiba

Por Maristela Girotto - Comunicação CFC e
Juliana Oliveira - RP1 Comunicação
Fotos: Comunicação CRCPR

A VI Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem) foi aberta na manhã desta segunda-feira (4), em Curitiba-PR, e vai se estender até a próxima sexta-feira (8). Participaram da abertura o subsecretário substituto de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Leonardo Silveira do Nascimento; a diretora da Escola de Administração Fazendária, Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa; e o presidente do Conselho Regional de Cotabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Sebastião Rigoni de Mello.

secofem-mesa

Da esq. para a dir.: Leonardo Nascimento, Fabiane Bessa e Marcos Rigoni

A Secofem é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da STN e tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam na contabilidade pública.

A contabilidade pública tem passado por profundas e significativas mudanças nos últimos anos. Com mercados cada vez mais internacionalizados, há a necessidade de que a contabilidade da União, Estados e Municípios possa ser comparada com as de outras nações do mundo, a exemplo do que ocorre com a contabilidade das empresas privadas.

Até 2008, o Brasil não contava com norma contábil específica para o setor editada pelo CFC. Hoje há onze normas vigentes.  Além disso, o Conselho Federal de Contabilidade instituiu um Grupo Técnico para trabalhar na convergência das normas brasileiras ao padrão internacional, editado pela International Federation of Accountants. O GT pretende convergir cinco normas este ano e, até 2021, as 33 normas internacionais existentes de contabilidade pública.

Motivados por esse cenário e pela necessidade de maior transparência na área, o CFC e a Secretaria do Tesouro Nacional prepararam um curso de uma semana, dividido em vinte módulos, de quatro ou oito horas cada, que abordam temas como Procedimentos Contábeis Orçamentários, Modelo de Implantação de Custos, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação e Regime Próprio de Previdência Social, entre outros. O participante deve compor 40 horas, de acordo com seu interesse.

SEVOFE

A partir de 2015, a Secofem já capacitou cerca de 1.600 profissionais em cursos realizados em Maceió, Rio de Janeiro, Cuiabá e em Brasília. Além de Curitiba, para este ano também estão previstos cursos em Belém e Salvador. Mais informações sobre datas e inscrições no site casp.cfc.org.br

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.