VI Secofem: Curso em Curitiba vai abordar contabilidade pública

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

 Atualização e informações sobre normas aplicadas ao setor são temas da VI Secofem

As diversas áreas da contabilidade pública serão temas do VI Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem), que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de abril, em Curitiba (PR). O curso é uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam na contabilidade pública. As inscrições vão até o dia 31 de março.

A contabilidade pública tem passado por profundas e significativas mudanças nos últimos anos. Com mercados cada vez mais internacionalizados, há a necessidade de que a contabilidade da União, Estados e Municípios possa ser comparada com as de outras nações do mundo, a exemplo do que ocorre com a contabilidade das empresas. Até 2008, o Brasil não contava com nenhuma norma contábil, específica para o setor, editada pelo CFC, órgão responsável pela normatização da contabilidade no País. Hoje há onze normas vigentes, e um Grupo Técnico, mantido pelo Conselho para fazer a convergência, pretende convergir cinco delas este ano e, até 2021, as 33 normas internacionais existentes na área.

Mas não é só a existência e a convergência de normas aplicadas ao setor que têm alterado a forma de atuação da contabilidade pública. A sociedade tem exigido, cada vez mais, a transparência das contas públicas e a contabilidade é um importante instrumento para esta transparência. “A contabilidade permite que as contas públicas sejam conhecidas e comparadas. O amadurecimento da democracia brasileira exige uma relação transparente no trato da coisa pública, e a contabilidade tem papel central neste processo”, afirma o vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Breda.

Diante deste cenário, o CFC e o Tesouro Nacional prepararam um curso de uma semana, dividido em vinte módulos, de quatro ou oito horas cada, que abordam temas como Procedimentos Contábeis Orçamentários, Modelo de Implantação de Custos, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação, Regime Próprio de Previdência Social, entre outros. O participante deve compor 40 horas, de acordo com seu interesse.

Para o funcionário da prefeitura de Guarapuava, Valdinei Santos, o curso é uma oportunidade de aprofundar conhecimento. “Amigos meus participaram do curso que ocorreu em Brasília e recomendaram muito bem. Daí surgiu a oportunidade de participar desta edição em Curitiba e eu aproveitei”, conta. Santos trabalha na área de estatística ligada às finanças.

A Secofem já capacitou cerca de 1.600 profissionais em cursos realizados em Maceió, Rio de Janeiro, Cuiabá e duas vezes em Brasília. Além de Curitiba, este ano também serão realizados cursos em Belém e Salvador, todos com inscrições abertas.

Em Curitiba, a Secofem será realizada na PUCPR. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março, custam R$ 150,00 e podem ser feitas no site casp.cfc.org.br.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.