Agenda ESG é valorizada em evento internacional que teve a participação do CFC

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

Uma comitiva do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou do 7° Congresso da Ordem dos Contabilistas Certificados. O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de setembro e reuniu um público de mais 5 mil pessoas, entre profissionais e autoridades de diferentes países, como o presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Alan Johnson. Toda a programação aconteceu na Altice Arena, localizada em Lisboa, Portugal.

A agenda environmental, social and governance (ESG, na sigla em inglês) norteou a programação do encontro, que também promoveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A conselheira do CFC e presidente do Comitê SMP da Ifac, Monica Foerster, foi uma das painelistas do evento. Na manhã do dia 22 de setembro, ela apresentou o tema “Sustentabilidade & Relato Não Financeiro: do que se Trata?” ao lado da professora de Contabilidade do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Ana Isabel Lopes.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, participou do evento e destacou a importância de o Brasil estar presente nesse tipo de congresso. “Nesses encontros internacionais, podemos conferir, ainda mais de perto, as discussões de outros países sobre pautas urgentes relacionadas à nossa profissão. No caso desse congresso, as abordagens referentes à relação entre Contabilidade e valores ESG têm sido riquíssimas, um conhecimento que levaremos ao Brasil. Ao mesmo tempo, a troca de conhecimentos com autoridades, como o presidente da Ifac Alan Johnson, e profissionais de tantos países diferentes ampliam nossos horizontes e nos permitirão contribuir para o desenvolvimento da Contabilidade brasileira”, explicou. Durante a sua estada em Portugal, Dantas também participou de uma reunião da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP), presidida pela bastonária Paula Franco, que também está à frente Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal (OCC).

Entre os assuntos dos painéis do congresso, estavam Sustentabilidade & Relato Não Financeiro: do que se Trata?; O Ambiente e o Relato Não Financeiro; Desafios Sociais Contemporâneos; Os Custos da Saúde Mental; Governance Responsável; Relato, Métricas e Investimento Sustentáveis; Superação pela Motivação; e O Futuro do Modelo Social em Portugal e na Europa.

Para assistir ao evento, acesse os seguintes links: 1° dia (21/9), 2° dia (22/9) e 3° dia (23/9).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.