V Secofem capacita profissionais em Brasília

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A quinta edição da Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), evento promovido Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foi aberta na manhã desta segunda-feira, 29 de fevereiro, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília-DF. O evento de capacitação conta com a participação de 229 profissionais e se encerra no dia 4 de março.

A conselheira do CFC Sandra Maria Batista, representou o presidente do Conselho, José Martonio Alves Coelho, na abertura da V Secofem. Participaram ainda da solenidade a diretora-geral adjunta da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Ray de Almeida; o subsecretário substituto de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Leonardo Silveira do Nascimento; e o coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Bruno Mangualde.

Durante a abertura, Sandra Batista destacou que a Secofem é uma ocasião de aperfeiçoamento e de troca de experiências a respeito da Contabilidade Aplicada ao Setor Público nas esferas municipal e estadual. “Posso afirmar que os participantes terão uma oportunidade ímpar para atualizar seus conhecimentos por meio dos módulos diários e das oficinas específicas e também para troca de experiências”, afirmou.

A conselheira lembrou a Contabilidade Aplicada ao Setor Público é um tema que vem compondo as diversas agendas de eventos contábeis pelo Brasil afora, em função da sua importância, porque interessa não somente a governos, servidores e profissionais da contabilidade, mas a toda a sociedade.

Após a solenidade de abertura, Leonardo do Nascimento fez a palestra intitulada “Avanços recentes e perspectivas da convergência aos padrões internacionais de contabilidade do setor público”.

A Secofem

O objetivo da Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios é aperfeiçoar e atualizar o conhecimento de profissionais da contabilidade que atuam no setor público, gestores municipais, estaduais e de tribunais de contas envolvidos em rotinas de contabilidade e responsabilidade fiscal.

Nas quatro primeiras edições, foram capacitadas cerca de 1.300 pessoas. Os eventos ocorreram em Brasília, Maceió, Rio de Janeiro e Cuiabá. Este ano, serão realizados eventos em Brasília, Curitiba, Belém e Salvador. Mais informações e inscrições para as próximas Semanas: casp.cfc.org.br.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.