Por Daniel Bruce
Comunicação CFC
A Universidade de Brasília (UnB) realizou nesta quarta-feira (13), a cerimônia de Outorga de Título de Professor Emérito a José Antônio de França. O evento celebrou as contribuições do docente pelos mais de 20 anos em que lecionou e produziu pesquisa acadêmica na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE).
O título de Professor Emérito é concedido ao docente aposentado da UnB que tenha alcançado posição eminente em atividades universitárias. Ele foi concedido ao contador José Antônio de França por meio da Resolução do Conselho Universitário n.º 30 de 2023, em reunião realizada no dia 7 de julho de 2023.
Durante a solenidade, marcaram presença e fizeram parte da comitiva do outorgado o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, contador Joaquim Bezerra; o conselheiro federal da autarquia, Adriano Marrocos; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Alberto Milhomem Barbosa.
Compuseram a mesa de honra, a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, professora Maria Emília Machado Telles Waltter; o diretor da FACE, professor José Márcio Carvalho; e o homenageado do dia, professor José Antônio de França.
Participaram, ainda, os membros da comitiva de outorgado, o procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), José Eduardo Sabo Paes; o docente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) da FACE, Jorge Katsumi Niyama; a esposa e os filhos do outorgado; Elizete Farias de França, Marcus Vinícius da Silva França, Guiomar Pacheco De Franca Neta e Nicolas Farias França, respectivamente; entre outras autoridades. Na oportunidade, Gardênia Maria de Carvalho, Diana Vaz e Joaquim Bezerra, membros da Academia Brasileira de Ciências Contábeis da qual o homenageado faz parte, enviaram suas felicitações em nome da presidente Maria Clara Bugarim.
Entre as várias contribuições de José Antônio de França à Contabilidade brasileira, destacam-se o vasto currículo e a dedicação ao ensino e à pesquisa empírico-teórica quantitativa e quantitativa-qualitativa, teoria da contabilidade, sistema de informações contábeis, contabilidade tributária, organizações da sociedade civil (terceiro setor), relacionamento contabilidade versus economia, microeconomia, teoria dos jogos e economia regional.
Durante a celebração, Joaquim Bezerra ressaltou a importância do professor José Antônio de França para a Contabilidade. “Sua passagem pela academia e a contribuição na formação de gerações são incontestáveis. O Título de Professor Emérito reverbera como a confirmação de servir às Ciências Contábeis e de agir verdadeiramente como um cientista contábil. Não é à toa que entre os mais de 154 professores que já receberam esse título, você é o primeiro contador”, disse.
Ao receber as homenagens, o mais novo Professor Emérito da UnB, José Antônio de França, não escondeu a emoção pelo recebimento do título e destacou a dedicação à universidade por mais de duas décadas. “Não estou me despedindo da UnB, porque após a minha aposentadoria, em abril deste ano, a universidade renovou o meu vínculo como professor colaborador e pesquisador do CCA da FACE”, finalizou.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.