Uma nova filosofia empresarial: introduzindo os princípios do pensamento integrado

Por Simone Kuperchmit
ComunicaçãoSocial

Por Dr. Jeremy Osborn, contador australiano e diretor de relações contábeis na Fundação de Relatório de Valores

Agora, mais do que nunca, as empresas devem ter uma visão de longo prazo em relação ao seu propósito, como elas criam o seu valor e para quem. O pensamento integrado é uma resposta do século 21 ao ambiente atual e em constante mudança, moldado por fatores como a pandemia global, a mudança climática e a demográfica. Este pensamento fornece uma abordagem estruturada considerando como criar o ambiente certo dentro de uma organização, bem como rever e corrigir o que pode, às vezes, dar errado.

Em dezembro, a Value Reporting Foundation lançou os princípios do pensamento integrado, completando seu abrangente conjunto de ferramentas. Estes princípios estão enraizados na estrutura internacional (IR, na sigla em inglês) e fornecem uma abordagem robusta para incorporar o pensamento integrado em uma organização durante todo o ano. Os princípios são projetados para serem usados com a IR e as normas SASB, que fornecem tópicos e métricas de divulgação específicos da indústria.

O que é pensamento integrado?

O pensamento integrado é uma filosofia de gestão que une as partes constituintes de uma organização e a concentra na criação de valor para a empresa e suas principais partes interessadas. Apoia uma governança mais forte e uma melhor gestão, sustentada por uma tomada de decisão integrada e uma abordagem holística da alocação de recursos. Este pensamento também equilibra as necessidades de desempenho de curto prazo com uma abordagem de longo prazo para a criação e preservação de valor. O pensamento integrado pode ajudar a criar um loop virtuoso de integração dentro de uma organização por meio de silos funcionais. Os negócios que estão neste loop de pensamento integrado estão em uma jornada contínua, avaliada mediante uma filosofia de gerenciamento e relatórios que resultam em melhorias contínuas de desempenho.

O pensamento integrado tem sido implementado com sucesso em muitas organizações ao redor do mundo em uma grande variedade de setores, particularmente por organizações que estão em uma jornada de relatórios integrados e adotando a IR.

Saiba mais aqui.

Fonte: site da Ifac.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.