Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina realiza Seminário sobre Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Por Daniel Bruce
Estagiário sob supervisão da Comunicação do CFC

Profissionais da Contabilidade, servidores e autoridades da Administração Pública participaram, nesta segunda-feira (24), de um debate sobre Contabilidade Aplicada ao Setor Público. A cidade de Florianópolis (SC) foi palco do 1º Seminário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público de Santa Catarina que contou com a presença de cerca de 150 participantes.


O Seminário foi idealizado pela diretora de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEFSC), Graziela Luiza Meincheim; e realizado em parceria entre a SEFSC, por meio da Diretoria de Contabilidade, e o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), por meio do Instituto de Contas (Icon).

Entre os principais painéis, o evento trouxe para o debate o tema “Matriz de Saldos Contábeis (MSC) e a qualidade dos dados contábeis na consolidação nacional das contas públicas – um retrato da Declaração das Contas Anuais (DCA)”, que foi ministrado por Leonardo Silveira do Nascimento, coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Subsecretaria de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional (STN). Leonardo também é coordenador-adjunto do Grupo Assessor (GA) da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Leonardo Silveira do Nascimento (STN) e Gissele Souza de Franceschi Nunes (TCE/SC)

Outro destaque do Seminário foi o painel sobre “Os papéis da STN e do CFC no processo de convergência às normas internacionais”, que teve a participação do vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior; e da subsecretária de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gildenora Batista Dantas Milhomem.

Segundo Idesio, “o evento foi muito importante para divulgar o processo de convergência e da adoção das normas de contabilidade técnicas aplicáveis ao setor público.”

Idésio Coelho Jr, vice-presidente Técnico do CFC

De acordo com o vice-presidente Técnico do CFC, durante o Seminário, também foram discutidas experiências práticas de alguns agentes da União com um panorama de como as normas são elaboradas internacionalmente na esfera do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) apoiado pela International Federation of Accountants (IFAC).

Gildenora Batista Dantas Milhomem, subsecretária de Contabilidade Pública da STN

A programação ofereceu ainda a palestra com o tema “Os desafios fiscais do setor público brasileiro”. Participaram do debate Pedro Jucá Maciel, subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal (STN); Paulo Eli, secretário de Estado da Fazenda (SEFSC); e Carlos Tramontin, diretor geral de Controle Externo (TCE/SC). Rosilene Oliveira de Souza, coordenadora de Informação de Custos da Subsecretaria de Contabilidade Pública da STN e membro do GA das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público do CFC, proferiu palestra sobre Informação de custos no Governo Federal e sua aplicabilidade.

Da esquerda para a direita: Carlos Tramontin, Paulo Eli, Pedro Jucá Maciel, Ricardo Borges de Rezende, Idésio Coelho Jr., GIldenora Milhomem, Manuel Roque dos Santos Filho, Graziela Meincheim, Flávio George Rocha.

Também estiveram presentes ao evento, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marcello Alexandre Seemann; o superintendente do Ministério da Fazenda de Santa Catarina, André Coelho Viana; o secretário adjunto da Fazenda de Santa Catarina, Marco Aurélio Dutra; e o conselheiro do TCE/SC, José Ney Ascari.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.