Transparência, cidadania e participação social: como atua a Ouvidoria do CFC?

Por Comunicação CFC

Neste domingo, 16 de março, é comemorado o Dia do Ouvidor, profissional responsável por cumprir a nobre missão de ouvir as demandas dos diferentes públicos e buscar soluções junto aos quadros técnicos de uma instituição. No Conselho Federal de Contabilidade (CFC), esse serviço existe há 11 anos, de modo que os dados recebidos viram insumos para aprimorar os serviços que presta para a classe contábil e para o país.

Canal direto para falar com o CFC, a Ouvidoria aproxima a autarquia da classe contábil e da própria sociedade. Assim, se fortalece como instrumento de participação social e desenvolvimento da entidade. A nível institucional, atualmente a missão é da gerente Eliane dos Santos Rosa, que comanda a Ouvidoria.

As ações e todo o trabalho desenvolvido seguem as diretrizes da Lei n.º 13.460/2017 e da Resolução CFC n.º 1.544/2018. No CFC, a Ouvidoria é um sistema informatizado e interligado entre os setores funcionais – o que garante agilidade no encaminhamento e no acompanhamento das demandas. Conforme a Lei n.º 13.460/2017, o prazo para respostas às manifestações é de 30 dias.

Eficiência em números

Já é possível analisar os números relativos ao ano passado. O Relatório de Gestão da Ouvidoria – 2024 está disponível para download no Portal do CFC. O documento apresenta um panorama das atividades realizadas, destacando as ações empreendidas para assegurar a efetiva participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos oferecidos pelo Sistema CFC/CRCs.

Com 100% das manifestações finalizadas, os resultados demonstram a capacidade da Ouvidoria de atender às demandas de maneira ágil e resolutiva, consolidando a confiança dos profissionais da contabilidade e da sociedade no Sistema CFC/CRCs. Esse alto índice de resolutividade é fruto de esforços contínuos para garantir um atendimento transparente e eficiente, alinhado às diretrizes normativas e às expectativas dos usuários.

Clique aqui para ler o Relatório.

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